Resumo : |
Este estudo apresenta o Problema de Localização de Interceptadores para a Cobertura Máxima de Alvos Móveis (Moving Target Maximal Covering Interceptor Location Problem - MTMC-ILP), que amplia o clássico Problema de Localização de Máxima Cobertura (MCLP) ao abordar pontos de demanda móveis, representando alvos em movimento. No estudo de caso proposto, foi desenvolvida uma simulação para determinar a cobertura de interceptação fornecida por caças Embraer A-29 localizados em aeródromos civis ao longo da região de fronteira seca brasileira. O objetivo foi maximizar a cobertura de tráfegos ilícitos utilizando um número limitado de interceptadores distribuídos entre 264 aeródromos públicos. A solução foi obtida por meio de algoritmos genéticos adaptados para acomodar facilidades existentes e novas localizações. O estudo demonstrou que a localização de caças nos aeródromos SBUA e SWEI aumentou significativamente a cobertura de interceptação. Os resultados destacam a eficiência do modelo proposto na otimização de recursos para defesa aérea, sugerindo a ampliação de infraestrutura em locais estratégicos para apoiar operações de combate ao crime organizado. Além disso, o estudo abre caminho para aplicações futuras, como defesa contra mísseis, drones e outros cenários envolvendo incertezas na origem da ameaça, contribuindo para a literatura de Pesquisa Operacional no campo prático de posicionamento de ativos de defesa aérea. |