Referência Completa


Título: Caracterização do ciclo de vida e custo de ciclo de vida de pavimentos integrado às dimensões BIM
Autor: Anna Karla Pinheiro de Paiva
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura Aeroportuária
Orientador : Maryangela Geimba de Lima
Coorientador : Cláudia Azevedo Pereira
Ano de Publicação : 2023
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Modelo da informação da construção
t Ciclo de vida
t Desenvolvimento sustentável
t Pavimentos
t Construção civil
t Engenharia civil
Resumo : Sendo o pavimento o principal ativo da infraestrutura de transporte, considerar todos os aspectos relacionados ao ciclo de vida desta estrutura é fundamental para um sistema de gerenciamento eficiente. Embora o sistema de gerenciamento de pavimento não seja novidade na engenharia de transporte, esta gestão ainda é realizada de maneira pouco informatizada e focada majoritariamente nos custos de implantação ao invés de avaliar todos os impactos econômicos e sociais ao longo de todo o ciclo de vida do ativo. Na busca de automatizar a gestão sustentável de pavimento, um possível avanço seria a integração da Life Cycle Analysis (LCA) e Life Cycle Cost Analysis (LCCA) com o Building Information Modeling (BIM). Entretanto, esta integração ainda se encontra bastante voltada a aplicação em projetos de edificações, não sendo uma prática comum em projetos de infraestrutura de transportes. Deste modo, este trabalho buscou caracterizar as etapas de LCA e LCCA de pavimento e como estas podem ser integradas utilizando o conceito de n-dimensões BIM. Tais verificações foram realizadas sobre um trecho de 4 quilômetros de uma rodovia federal, contendo três faixas de rolamento. Para a LCA foram considerados os impactos ambientais ao longo da vida útil da estrutura de pavimento. Na LCCA foram apurados os custos totais de construção, conservação e restauração, mais os custos aos usuários como, tempo de atraso, consumo adicional de combustível e riscos de acidentes. Após obtenção dos dados de entrada para as análises estes seriam inseridos na maquete digital do trecho. Entretanto durante esta etapa verificou-se que apesar dos dados serem aplicáveis as n- dimensões BIM, somente as informações relacionadas a fase de construção foram possíveis de serem incluídas no modelo, sendo necessário proceder com análises das demais etapas ainda de maneira manual, demonstrando a necessidade de desenvolvimento de ferramentas BIM que possibilitem análises de dados com variação temporal, além da necessidade de interoperabilidade entre as diferentes ferramentas de gestão de pavimento e dos bancos de dados ambientais.
Data de Defesa : 06/12/2023
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