Referência Completa


Título: Identificação de áreas para instalação de vertiportos utilizando geoinformação e análise multicritério
Autor: Adriano da Rocha Ferreira
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Giovanna Miceli Ronzani Borille
Coorientador : Eduardo Moraes Arraut
Ano de Publicação : 2023
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Transporte aéreo
t Mobilidade urbana
t Veiculos de voo
t Metodologia
t Transportes
Resumo : As consequências do congestionamento do tráfego urbano tornaram-se um grande problema para a gestão das cidades. A fim de minimizar os impactos negativos desse congestionamento, novas alternativas de mobilidade vêm sendo desenvolvidas. Dentre essas alternativas está a Urban Air Mobility (UAM), que é uma nova forma de transporte aéreo utilizando pequenos veículos. Essa nova abordagem de mobilidade relacionada ao transporte de passageiros e de cargas pode se tornar possível a partir do desenvolvimento de novas tecnologias da aviação. Tais tecnologias possibilitam o desenvolvimento de veículos chamados de eVTOL (do inglês eletric Vertical Take-off and Landing). A infraestrutura necessária para a introdução dos serviços de Urban Air Mobility vem acompanhada de desafios, como por exemplo a tomada de decisão quanto à localização dos vertiportos, a qual deve ser baseada em critérios, como demanda de usuários, disponibilidade de espaço e viabilidade da implantação das infraestruturas locais. O objetivo deste estudo é propor uma abordagem metodológica para identificar potenciais áreas para a implantação da infraestrutura terrestre necessária para as operações da UAM, mediante a análise de diferentes critérios com base na técnica de comparação pareada Analytic Hierarchy Process (AHP) seguida de uma análise de sensibilidade. O município de São Paulo foi selecionado como estudo de caso pois é uma grande área metropolitana do Brasil, altamente adensada e que apresenta sérios problemas de congestionamento do tráfego terrestre. Entrevistas com especialistas embasaram a definição do cenário principal, aproveitamento da infraestrutura existente, sobre o qual a análise de sensibilidade foi aplicada, e variações nos pesos baseadas em hipóteses econômicas geraram os dois outros cenários, demanda e integração com outros modais de transporte. Para cada um deles foi gerado um mapa identificando as áreas mais favoráveis para instalação de vertiportos. O resultado da AHP identificou que há semelhança entre os cenários e que as áreas mais favoráveis à instalação de vertiportos estão localizadas na região central do município. Diante da semelhança entre os resultados a análise de sensibilidade foi realizada para o cenário aproveitamento da infraestrutura existente que revelou que as áreas mais sensíveis à alteração dos pesos estão concentradas na região central da área de estudo e os critérios mais sensíveis foram densidade de helipontos e dos edifícios maiores que 20 metros. Com isso, conclui-se que, a metodologia utilizada se mostrou apropriada na identificação das áreas mais favoráveis à instalação de vertiportos.
Data de Defesa : 06/07/2023
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