Referência Completa


Título: Aplicação de modelos de regionalização para análise input-output de aeroportos
Autor: Ivaciane de Quadra Magalhães
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Anderson Ribeiro Correia
Ano de Publicação : 2023
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Análise econômica
t Aeroportos
t Investimentos
t Infraestrutura (transporte)
t Transporte aéreo
t Administração
Resumo : Quando um aeroporto é instalado em uma região há uma geração de efeitos econômicos, como aumento na renda, produção de bens e serviços, e geração de empregos, que se propagam em cadeia. No entanto, a avaliação desses impactos não é de fácil compreensão visto que podem ocorrer sobreposições de influências em regiões com aeroportos pré-estabelecidos. Assim, faz-se necessário o estudo de modelos de análise dos efeitos econômicos gerados pela presença de aeroportos. Esse trabalho apresenta uma proposta de análise econômica de aeroportos de médio e grande porte através do modelo Input-Output. O estudo se concentra em regiões em que há sobreposição de interferência de aeroportos. O modelo Input-Output fornece multiplicadores econômicos que mostram a razão média entre o retorno financeiro e o investimento. Em regiões com múltiplos aeroportos, torna-se difícil mensurar a contribuição de cada aeroporto para a geração de renda e produto. Portanto, o presente trabalho utiliza alguns modelos para determinar a contribuição de cada aeroporto para essas variáveis que são chamadas de multiplicadores econômicos. Essa abordagem é feita através de três modelos principais de determinação de atratividade: buffer circular, tempo de deslocamento e modelo gravitacional de Huff. São utilizados os dados econômicos relativos ao setor do transporte aéreo de cidades num raio de até 200km de cada aeroporto. Os três modelos estudados fornecem os pesos de contribuição de cada aeroporto para a economia do transporte aéreo na região. Os resultados obtidos incluem os multiplicadores dos impactos diretos e indiretos das atividades econômicas de cada aeroporto em sua área de influência. A análise permite a identificação de correlações entre investimentos realizados, geração de produto e renda. O estudo preencherá uma lacuna na literatura pois fornece informações de como o modelo Input-Output se comporta quando associado a cada um dos modelos de pesos analisados.
Data de Defesa : 06/02/2023
Texto na íntegra : [Visualizar]