Resumo : |
De acordo com a literatura, no Brasil muitos aeroportos foram implantados em áreas distantes das áreas urbanas, porém devido ao crescimento urbano e à falta de planejamento, muitos aeroportos atualmente, encontram-se totalmente inseridos nas áreas urbanas. O aeroporto é considerado como um polo atrator de desenvolvimento urbano e econômico, porém a sua influência na expansão da área urbana em seu entorno, no cenário brasileiro, não foi demonstrada quantitativamente. Este trabalho estende a literatura ao apresentar uma metodologia de análise do processo de urbanização nas áreas no entorno de 17 principais aeroportos brasileiros, com foco na evolução das áreas impermeáveis, em um período de 34 anos, entre 1985 e 2018, a fim de identificar se no caso brasileiro os aeroportos influenciam no crescimento urbano em sua Região Imediata. Embora os casos utilizados para este trabalho sejam aeroportos brasileiros, a metodologia é ampla o suficiente para ser implantada internacionalmente, especialmente considerando-se a crescente disponibilidade de imagens de satélite e algoritmos de classificação que fornecem produtos de alta precisão para cobertura do solo impermeável em escala global. Os resultados mostram que o crescimento da urbanização é mais forte nas cidades do que na região periférica, e para vários aeroportos, nos 5 km mais próximos há maior crescimento urbano. Os fatores de crescimento apresentados constituem benchmarks para o planejamento aeroportuário e urbano, assunto ainda não abordado na literatura. |