Resumo : |
A medição e cálculo de Indicadores chave de desempenho (Key Performance Indicators - KPI) expressam quantitativamente o desempenho passado e atual com base em objetivos organizacionais. A ICAO e DECEA preconizam em seus manuais modos de obtenção e cálculo de KPIs em se tratando de operações aéreas. Esta dissertação objetiva o cálculo e análise de dois KPIs - Solo e Delay - para as operações de pouso e decolagem em dois períodos distintos: P1 (antes do início da pandemia de COVID-19) e P2 (após início da pandemia de COVID-19). O questionamento geral da pesquisa é se o volume de tráfego aéreo é um fator que influencia no desempenho medido dos indicadores chaves de desempenho propostos. Após coleta de dados TATIC dos movimentos de cada tráfego nos aeroportos brasileiros, a base foi preparada a fim de contemplar os 20 maiores aeroportos e as operações das companhias aéreas comerciais. Foi realizada análise estatística descritiva, testes de normalidade das amostras, elaboração de séries temporais, estudos de correlação, clusterização, regressão logística e linear, de modo a compreender o comportamento das duas variáveis estudadas. Os resultados indicaram a tendência pré e pós-pandemia, e concluiu-se que houve melhora no KPI Solo e piora no KPI Delay no início da pandemia, além de ter sido demonstrado que as duas variáveis não estão correlacionadas. Por final, demonstrou-se que o cálculo e medição de KPIs através de softwares específicos podem contribuir quantitativa e significativamente para o desempenho dos órgãos de navegação aérea brasileiros. |