Título: |
Otimização da relação entre disponibilidade operacional de uma frota de aeronaves e investimento em estoque, utilizando informações logísticas individualizadas de cada aeronave |
Autor: |
Diego Sodré de Souza |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Anderson Ribeiro Correia |
Coorientador
: |
Fernando Teixeira Mendes Abrahão |
Ano de Publicação : |
2021 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Logística |
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Frotas aéreas |
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Confiabilidade de aeronaves |
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Indicadores de desempenho |
t |
Administração de transportes |
Resumo : |
O problema de gerenciamento dos desempenhos de suportabilidade tem trazido vários desafios para a indústria e academia. O desafio é grande, pois envolve conjuntos de variáveis associadas às características técnicas da aeronave, suas condições de operação e manutenção, e também à sua estrutura de suporte logístico. Com isso, a métrica de disponibilidade operacional ganha ênfase por tratar-se de um indicador de desempenho que permite o inter-relacionamento de variáveis envolvidas no gerenciamento de suportabilidade como um todo. Este trabalho apresenta uma abordagem para o problema de alocação de aeronaves à luz do desempenho individualizado em termos de confiabilidade de cada aeronave. Inicialmente, é feita a identificação de aeronaves com comportamento de confiabilidade destoante em uma frota específica. Em seguida, é estudado um modelo multi-escalão que gera como resultado uma curva de custo-benefício relacionando a disponibilidade operacional e o investimento necessário para suporte à frota. Os parâmetros são utilizados no modelo básico em sua forma tradicional com valores médios da frota. Também, propõe-se um modelo de estimativa de custos e de disponibilidade operacional onde é feita a utilização dos parâmetros individuais de cada aeronave, considerando a existência de aeronaves destoantes em diferentes instâncias e tamanhos de frota. Com a utilização do modelo proposto, os resultados mostraram possíveis reduções nos investimentos e possíveis ampliações dos níveis de disponibilidade operacional nas diferentes instâncias com as melhores alocações possíveis estabelecidas. Além disso, o modelo proposto apresentou resultados satisfatório com sua aplicação nas diferentes instâncias de aeronaves destoantes, bem como no estudo de caso inspirado na estrutura de suporte logístico do programa A-29 Super Tucano operado pela Força Aérea Brasileira. Este modelo traz sua contribuição em utilizar as informações de manutenção e operação a favor das análises de suprimentos, podendo apoiar as decisões dos gerentes de frota quanto à melhor alternativa de alocação da frota para ampliação da disponibilidade operacional e/ou redução dos investimentos em estoque. |
Data de Defesa : |
05/08/2021 |
Texto na íntegra : |
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