Referência Completa


Título: An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil
Autor: Igor Rafael Souza de Brito
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura Aeroportuária
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2020
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Privatização
t Operações de linhas aéreas
t Preços
t Transporte de passageiros
t Econometria
t Transporte
Resumo : Esta pesquisa propõe uma investigação para encontrar evidências sobre a influência da privatização de aeroportos nas tarifas aéreas no Brasil. É proposto o desenvolvimento de um modelo econométrico de preços, baseando-se na literatura para construir a estratégia de estimação, selecionar o modelo adequado e as variáveis de controle. É investigado se a privatização do aeroporto pode ocasionar um aumento não-intencional nos preços das passagens. Para tal, nos baseamos em um conjunto de dados com informações históricas de voos de passageiros domésticos no transporte aéreo brasileiro. Os dados são organizados em painel, e compreendem o período de julho de 2010 a dezembro de 2018, com observações mensais para todos os pares de cidades (representando as rotas). Para essa estimativa, é proposta uma modelagem do tipo diferença-em-diferenças, de modo que seja possível realizar uma investigação a partir de um experimento quasi-natural, no qual um determinado grupo recebe um tratamento específico e os resultados, após a aplicação, são comparados aos resultados de um grupo semelhante que não recebeu o tratamento; ou seja, o grupo de controle. As mudanças observadas nos resultados são atribuídas à aplicação do tratamento. Essa estratégia é usada para comparar as tarifas aéreas de (ou para) aeroportos privatizados com preços de passagens de voos por aeroportos administrados publicamente com características semelhantes aos privatizados. A correção de Heckman é aplicada para lidar com um potencial viés de seleção. A possível endogeneidade de algumas das variáveis é controlada com a implementação de um 2SLS realizando a seleção de variáveis instrumentais para o primeiro estágio usando o método Post-double selection. São encontradas evidências para indicar que a privatização do aeroporto leva a passagens aéreas mais caras. Os resultados sugerem que os preços dos bilhetes em uma rota com um aeroporto privado são cerca de 3 ~ 4% mais altos do que em rotas apenas com aeroportos públicos. Este efeito é duplicado quando ambos os aeroportos em um par de cidades são privados. Analisando os resultados empíricos à luz do modelo conceitual que propomos com base na literatura, podemos oferecer a hipótese de que esse efeito pode ser um reflexo de um aumento de custos operacionais sendo repassados aos passageiros pelas companhias aéreas. Ou mesmo talvez das companhias aéreas reajustando suas estratégias de preços para atender à melhora da percepção de qualidade pelos passageiros em relação aos serviços gerais. Essas suposições, no entanto, ainda devem ser investigadas em pesquisas futuras, pois nossa modelagem empírica não fornece evidências para identificar os determinantes desse aumento das passagens aéreas após a privatização de um aeroporto.
Data de Defesa : 14/12/2020
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