Resumo : |
O balizamento noturno luminoso de aeródromos é uma infraestrutura crítica para aeroportos, visto que fornece ao piloto informações básicas de localização, direção, restrições e limites da pista durante as operações aeroportuárias. Deste modo, este sistema de iluminação é necessário para que as operações sejam realizadas de forma rápida, segura e eficiente, principalmente durante período noturno ou sob influência de eventos meteorológicos. Com esses fatores em vista, a indústria aeroportuária investiu no aprimoramento dos equipamentos deste sistema, o que resultou em diversas possibilidades de configurações sistêmicas, nas quais cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Nesta temática, diversos estudos científicos se propuseram a investigar qual a configuração que gera melhor custo-benefício para os aeroportos, normalmente, com abordagens mais abrangentes e com foco nos interesses administrativos ou da gestão pública. Contudo, nem sempre estas perspectivas conseguem capturar as particularidades de cada aeroporto. Com base neste contexto, a presente pesquisa visa contribuir ao estudo do balizamento luminoso de aeródromos, por meio do desenvolvimento de um modelo computacional de simulação Monte Carlo, que utiliza as características físicas do aeroporto para avaliar o desempenho de cada configuração. No caso, as variáveis principais avaliadas foram o número total de intervenções de manutenção da equipe técnica e custos financeiros no decorrer do tempo. Estes resultados foram utilizados para identificar as diretrizes de manutenção que melhor se adequam às características da equipe técnica de engenharia elétrica. Outra contribuição é a utilização dos resultados como subsídio para a tomada de decisão. Neste sentido, uma análise de cenários foi realizada, na qual utilizou-se a metodologia da soma ponderada para associar uma distribuição de pesos a atributos aos resultados do modelo, a fim de determinar a configuração com melhor custo-benefício ao aeroporto. |