Referência Completa


Título: Análise dos fatores influenciadores da eficiência energética das companhias aéreas brasileiras
Autor: Ana Beatriz Rebouças Eufrásio
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Rogéria de Arantes Gomes
Ano de Publicação : 2020
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Combustíveis aeronáuticos
t Eficiência
t Operações de linhas aéreas
t Modelos econômicos
t Transportes
Resumo : A redução do consumo de combustível e a adoção de melhorias de eficiência energética no setor aéreo são incentivadas por motivações financeiras e ambientais. Utilizar o combustível de forma mais eficiente contribui para a redução de custos operacionais e para a mitigação dos impactos das emissões no meio ambiente e na saúde humana. Este estudo tem como objetivo analisar os fatores influenciadores da eficiência energética de companhias aéreas, e busca contribuir para a literatura ao realizar essa análise sob o ponto de vista das rotas. Utilizando dados do transporte aéreo doméstico brasileiro de 2000 a 2018, agregados por rota, foi desenvolvido um modelo econométrico, estimando o efeito de fatores operacionais, tecnológicos e de competição na eficiência energética das rotas. Foram controlados os efeitos fixos por indivíduo, o que permitiu considerar o possível impacto de características próprias da rota no desempenho energético de cada operação. Adicionou-se também controles de sazonalidade, região e direção da rota, para considerar o impacto dos ventos e condições climáticas na eficiência energética de um voo. Os principais resultados mostram evidências de que rotas com aeronaves mais novas e maiores apresentam uma melhor eficiência energética, e que rotas com uma maior ocupação (ou seja, que transportam mais passageiros por assento) tendem a ter um maior consumo de combustível por assento. Além disso, enquanto os resultados indicam que a competição é possivelmente um fator motivador para a adoção de esforços de melhoria do desempenho energético, não foram encontradas evidências de que o preço de combustível também o seja. Em uma segunda etapa, os efeitos fixos de indivíduo foram regredidos contra fatores considerados invariantes no tempo. Os resultados dessa estimação sugerem que rotas mais longas tem a vantagem intrínseca de terem melhor desempenho no uso de combustível. De forma aproximada, considerou-se a infraestrutura aeroportuária das cidades envolvidas como sendo também um fator fixo no tempo, e estimou-se índices de ineficiência associados a cada uma. Os resultados deste estudo podem contribuir para a identificação de pontos de ineficiência no consumo de combustível de aviação, auxiliando no desenvolvimento de melhorias de eficiência no setor e de políticas de controle de emissões.
Data de Defesa : 11/02/2020
Texto na íntegra : [Visualizar]