Resumo : |
O gerenciamento de tráfego aéreo (Air Traffic Management - ATM) é o sistema responsável por garantir um fluxo seguro, ordenado e eficiente de aeronaves no espaço aéreo, tendo importância fundamental para o desenvolvimento do transporte aéreo. Mundialmente, os sistemas ATM passam por um processo de modernização que visa à implementação de novas tecnologias e procedimentos capazes de aumentar o desempenho das operações e viabilizar o crescimento do tráfego de forma sustentável. Especificamente na área de comunicação aeronáutica, o processo de modernização do sistema ATM prevê um novo método de comunicação por enlace de dados entre controladores e pilotos (Controller-Pilot Data Link Communications - CPDLC) com uso de tecnologia digital, de forma a substituir gradualmente a comunicação por voz. Atualmente, a utilização da CPDLC limita-se a algumas porções do espaço aéreo oceânico e do espaço aéreo superior europeu. Apesar de já operacionalizado no espaço aéreo oceânico, a implementação da CPDLC no espaço aéreo continental não é trivial, uma vez que são espaços aéreos de características distintas em termos de volume e complexidade do tráfego aéreo. Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção dos impactos e riscos da implementação da CPDLC no espaço aéreo continental brasileiro. Primeiramente, através de uma revisão de documentos técnicos e artigos científicos, especialmente de países que já estão mais avançados em seus processos de operacionalização da CPDLC, foram identificados os principais benefícios e potenciais riscos reportados na utilização desta nova forma de comunicação aeronáutica. A partir dos resultados da revisão bibliográfica, foi realizado um estudo de campo para coletar dados sobre a percepção do uso da CPDLC por controladores de tráfego aéreo, a partir de uma simulação em tempo real, e por pilotos que atuam no espaço aéreo brasileiro e possuem experiência prévia com a CPDLC. De maneira geral, observa-se uma percepção positiva quanto ao impacto da CPDLC, especialmente no que diz respeito ao aumento da segurança operacional, da capacidade do espaço aéreo e da eficiência do fluxo de tráfego. No entanto, os resultados também mostraram que se faz necessário considerar diversos aspectos na implementação do serviço para que os benefícios possam ser atingidos efetivamente. Observou-se grande variabilidade na percepção dos controladores sobre o tempo do loop de comunicação datalink, sugerindo que a carga de trabalho possa ser afetada de forma diferenciada com o novo processo. Os resultados também indicaram variação, ainda que pequena, da carga de trabalho em função da percentagem de aeronaves equipadas para a CPDLC, reforçando a necessidade de desenvolver novos métodos de cálculo de capacidade de setor que levem em consideração a evolução da taxa de equipagem da frota. De maneira geral, observou-se uma percepção de menor usabilidade da CPDLC para espaços aéreos mais complexos e tarefas associadas à manutenção de separações, como mudanças de rota em procedimentos de vetoração, sugerindo que uma implementação gradual da CPDLC, através de pacotes de serviços e mensagens associadas, possa ser mais adequada. Por fim, foram identificadas necessidades de aprimoramento da interface homem-máquina, bem como de maior treinamento, particularmente no que diz respeito ao gerenciamento do conjunto de mensagens disponíveis e a potenciais contingências associadas à segurança da informação. |