Referência Completa


Título: Gerenciamento de fluxo de aeronaves em taxiamento
Autor: Helen Feuser Fernandes
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Carlos Müller
Ano de Publicação : 2019
Curso : Doutorado
Assuntos : Taxiamento
t Capacidade aeroportuária
t Controle de tráfego aéreo
t Infraestrutura (transporte)
t Transportes
Resumo : Com o advento do transporte aéreo e seu constante crescimento, problemas atrelados a esse modal surgiram e tem-se intensificado no decorrer dos anos, em especial nas principais metrópoles do mundo. Um exemplo desses problemas são os congestionamentos das aeronaves que se movimentam em solo dentro do aeródromo na hora-pico, o que tende a resultar em um aumento no tempo de taxiamento das aeronaves em solo e, por consequência, em um maior consumo de combustível. De forma a minimizar tais consequências, na literatura são encontrados modelos que simulam, otimizam e analisam essa dinâmica das aeronaves através de diferentes ferramentas e restrições, de acordo com cenários particulares. O objetivo geral dessa tese é propor uma ferramenta que auxilie a tomada de decisões dos controladores de tráfego aéreo, que atuam na posição solo na torre de controle. Isto é realizado por meio do sequenciamento e planejamento, de forma otimizada, das rotas de taxiamento e das filas de decolagem das aeronaves em solo. A ferramenta aqui proposta tem o objetivo de diminuir o tempo de taxiamento e a espera dessas aeronaves na fila para decolagem, considerando a separação mínima entre aeronaves em relação às classes de cada uma e os fixos de saída por elas utilizados, bem como o uso do Maximum Position Shift (MPS). Para tanto, o algoritmo do sequenciamento das aeronaves foi desenvolvido a metodologia de busca exaustiva (exhaustive search), e o modelo de movimentação das aeronaves em solo por meio da Programação Linear Inteira Mista (MILP). O modelo foi aplicado no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. Diferentes cenários são apresentados para testar a sensibilidade do modelo, explorando possíveis flexibilizações, tais como interrupções nas operações em diferentes configurações de pista e alterando o mix de aeronaves. Assim, o modelo matemático desenvolvido permitiu determinar que fatores como SID e separação devido a esteira de turbulência têm forte influência sobre o sequenciamento das aeronaves. Quanto a interrupções nas operações de decolagem, o sequenciamento é diretamente afetado pelo tempo total de interrupção da pista e do horário em que a interrupção acontece independentemente do tipo de interrupção (pouso, cruzamento de pista, etc.). Finalmente, ao comparar os resultados obtidos com a realidade, é possível afirmar que o makespan é menor após o sequenciamento ótimo das aeronaves
Data de Defesa : 09/12/2019
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