Referência Completa


Título: Análise de ganhos de eficiência nas fusões e aquisições de companhias aéreas brasileiras
Autor: Francisco Augusto Azevedo e Toledo Costa
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Rogéria de Arantes Gomes
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Operações de linhas aéreas
t Eficiência
t Competição
t Transporte aéreo
t Transportes
Resumo : As combinações de negócios entre empresas, seja por meio de fusões ou pela aquisição de concorrentes, são operações comuns na indústria de transporte aéreo. No Brasil, os anos recentes testemunharam diversas operações desta natureza, e na última década duas grandes operações ocorreram: a compra da Webjet pela Gol e a fusão entre Azul e Trip. Com a finalidade de auxiliar órgãos reguladores de concorrência a avaliar os efeitos posteriores aos atos de concentração, e contribuir com a comunidade acadêmica na elaboração de métodos de análise de efeitos de combinações de negócios na produtividade de empresas, esta dissertação propõe uma metodologia de mensuração de efeitos deste tipo de operação, trazendo ainda como contribuição secundária a produção de conhecimento sobre os casos específicos. Estudos sobre produtividade e sobre efeitos de atos de concentração são comuns na literatura estrangeira sobre transporte aéreo e um pouco menos frequentes na literatura nacional. Todavia, poucos destes estudos efetuam as análises em dois estágios e, até o presente momento, este trabalho é o primeiro a utilizar formas distintas de cálculo da TFP com este fim. A metodologia utilizada no estudo emprega: (i) levantamento de dados a partir de bases públicas; (ii) tratamento dos dados; (iii) cálculo da eficiência, no que tange à relação insumo produto, através das formas transitiva e não transitiva da produtividade total dos fatores; e (iv) complemento do cálculo da eficiência através da incorporação, por regressão econométrica, de características de malha, utilizando como alguns dos determinantes variáveis ainda não utilizadas em estudos anteriores. As análises confirmam uma tendência já identificada na literatura de ambiguidade de resultados: da forma calculada no presente estudo, enquanto os pequenos ganhos de produtividade auferidos pela Azul em função de sua fusão com a Trip foram oriundos de sinergias administrativas, os ganhos de produtividade da aquisição da Webjet pela Gol ainda menores, restringindo-se apenas aos dois anos imediatos após a operação e estiveram relacionados à racionalização dos insumos produtivos. Nota-se também que a combinação de negócios com outra empresa não foi determinante para auferir ganhos de produtividade no período em análise, uma vez que empresas adotadas como grupo de controles auferiram ganhos de eficiência da mesma ordem que as empresas fusionadas. Em linha com estudos prévios da literatura, os resultados indicam ainda que modelos de negócios diferentes (low cost e full service) e posição de mercados diferentes (empresas incumbentes e dominantes) respondem de formas distintas a mudanças nas características de malha.
Data de Defesa : 09/12/2019
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