Referência Completa


Título: Programas de milhagens e relações de fidelização
Autor: Fabio Lessa de Azevedo Corrêa de Oliveira
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Aprendizagem (inteligência artificial)
t Redes neurais
t Operações de linhas aéreas
t Competição
t Econometria
t Transporte aéreo
t Transportes
Resumo : O histórico de pesquisas sobre o mercado de milhagens aéreas foi estudado e observou-se a falta de análises quanto a relações de competitividade e fidelização de passageiros. Essa necessidade foi atendida por meio de uma abordagem econométrica realizada em STATA à partir de dados de uma série de entrevistas feitas em 2009. Esta, apontou a concorrência entre programas de milhagens como um fator benéfico à fidelização dos passageiros. Em seguida foi construída uma rotina de rede neural em MATLAB, a qual, por meio da mesma base de dados anteriormente utilizada, mostrou-se eficiente em apontar passageiros fiéis. Tal apontamento possui valor de mercado uma vez que pode ser empregado pelos programas de fidelidade para apontar indivíduos com maior susceptibilidade à fidelização e, por conseguinte, tornar-se uma ferramenta de segmentação de mercado. Todavia, haja vista que a literatura mostra a presença de grandes programas de milhagem como uma barreira competitiva, o uso de ferramentas de inteligência artificial para uma potencialização da segmentação de mercado pode acentuar essa força anticompetitiva.
Data de Defesa : 06/12/2019
Texto na íntegra : [Visualizar]