Título: |
Programas de milhagens e relações de fidelização |
Autor: |
Fabio Lessa de Azevedo Corrêa de Oliveira |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Alessandro Vinícius Marques de Oliveira |
Ano de Publicação : |
2019 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Aprendizagem (inteligência artificial) |
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Redes neurais |
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Operações de linhas aéreas |
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Competição |
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Econometria |
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Transporte aéreo |
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Transportes |
Resumo : |
O histórico de pesquisas sobre o mercado de milhagens aéreas foi estudado e observou-se a falta de análises quanto a relações de competitividade e fidelização de passageiros. Essa necessidade foi atendida por meio de uma abordagem econométrica realizada em STATA à partir de dados de uma série de entrevistas feitas em 2009. Esta, apontou a concorrência entre programas de milhagens como um fator benéfico à fidelização dos passageiros. Em seguida foi construída uma rotina de rede neural em MATLAB, a qual, por meio da mesma base de dados anteriormente utilizada, mostrou-se eficiente em apontar passageiros fiéis. Tal apontamento possui valor de mercado uma vez que pode ser empregado pelos programas de fidelidade para apontar indivíduos com maior susceptibilidade à fidelização e, por conseguinte, tornar-se uma ferramenta de segmentação de mercado. Todavia, haja vista que a literatura mostra a presença de grandes programas de milhagem como uma barreira competitiva, o uso de ferramentas de inteligência artificial para uma potencialização da segmentação de mercado pode acentuar essa força anticompetitiva. |
Data de Defesa : |
06/12/2019 |
Texto na íntegra : |
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