Referência Completa


Título: Método AHP aplicado à análise de "turbo aversion" na aviação regional brasileira
Autor: Lucas Morotti dos Santos
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Rogéria de Arantes Gomes
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Transporte aéreo
t Aeronaves de turbohélice
t Modelos de decisão
t Aviação civil
t Transporte
Resumo : Os mais diversos setores econômicos compartilham de características bem semelhantes quando o assunto é otimização de atividades produtivas e aumento de lucratividade. Analogamente, o mercado do transporte aéreo comercial também demonstra ter esses como alguns de seus objetivos nos mais diversos modelos de negócios, com maior notoriedade para países ou regiões que apresentam forte concorrência entre empresas. Companhias aéreas em todo o mundo têm considerado a alocação de turboélices em suas frotas com evidente notoriedade para as rotas regionais. Isso se dá, sobretudo, por questões de infraestrutura de aeroportos regionais com restrições para operação de jatos e porque as rotas com origem ou destino nesses aeroportos têm demanda reduzida em relação às ligações domésticas. Além disso, os turboélices são aeronaves mais econômicas quanto ao consumo de combustível, o que afeta diretamente os custos operacionais de empresas aéreas. Todavia, o aspecto moderno dos jatos propiciou ao longo do tempo que os turboélices fossem associados às tecnologias antigas e ultrapassadas. A questão que surge é se existe resistência do mercado, sob a ótica dos passageiros, quanto aos turboélices a ponto de interferir em sua satisfação, esta por sua vez, associada à qualidade do serviço prestado, de modo que eles se sintam desestimulados em optar pelo modal aéreo. Algumas discussões foram levantadas ao longo das últimas duas décadas para entender se os passageiros apresentam aversão aos turboélices - conceito conhecido na literatura como "turbo aversion". Em vista disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar se há evidências de turbo aversion no mercado brasileiro, dado que os turboélices apresentam diferenças consideráveis em algumas características físicas, níveis de ruído e velocidade de percurso em relação aos jatos. Com base na literatura, foram selecionados critérios que embasaram a avaliação do problema. Por meio de pesquisa de preferência declarada, uma pesquisa piloto foi conduzida pela internet a fim de calibrar os critérios de avaliação e as perguntas. Posteriormente, foram realizadas entrevistas em três aeroportos brasileiros. As análises foram feitas por meio da ferramenta AHP (Analytic Hierarchy Process). Em ambas as abordagens os jatos apresentaram predominância sobre os turboélices com bastante similaridade da pesquisa piloto e da pesquisa de campo, que passou por alguns ajustes e foi analisada pela escala de Saaty.
Data de Defesa : 03/07/2019
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