Referência Completa


Título: O impacto de restrições aeroportuárias sobre a demanda por transporte aéreo em regiões de múltiplos aeroportos : o caso de Belo Horizonte
Autor: Vinícius Vieira Alves
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Aeroportos
t Restrições
t Demanda (Economia)
t Transporte aéreo
t Transportes
Resumo : Por meio da utilização dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o transporte aéreo brasileiro, este estudo analisa os impactos de restrições aplicadas a aeroportos situados em regiões de múltiplos aeroportos. Controlando fatores ligados a tarifas, pretende-se investigar se o ato de restringir um aeroporto possui algum efeito na demanda por transporte aéreo em toda a região de múltiplos aeroportos ou se tal evento é neutro. A área estudada é a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, porque é uma região de múltiplos aeroportos com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins e o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade/Pampulha, na qual o último foi operacionalmente restrito desde 2005. Os resultados sugerem evidências de que a demanda por transporte aéreo da cidade de Belo Horizonte apresentava um potencial de crescimento acima da média nacional, antes de 2005, que não se manteve após a restrição aplicada ao aeroporto da Pampulha, refutando a hipótese de nulidade do efeito da restrição na demanda por transporte aéreo na região.
Data de Defesa : 11/07/2019
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