Resumo : |
Por meio da utilização dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o transporte aéreo brasileiro, este estudo analisa os impactos de restrições aplicadas a aeroportos situados em regiões de múltiplos aeroportos. Controlando fatores ligados a tarifas, pretende-se investigar se o ato de restringir um aeroporto possui algum efeito na demanda por transporte aéreo em toda a região de múltiplos aeroportos ou se tal evento é neutro. A área estudada é a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, porque é uma região de múltiplos aeroportos com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins e o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade/Pampulha, na qual o último foi operacionalmente restrito desde 2005. Os resultados sugerem evidências de que a demanda por transporte aéreo da cidade de Belo Horizonte apresentava um potencial de crescimento acima da média nacional, antes de 2005, que não se manteve após a restrição aplicada ao aeroporto da Pampulha, refutando a hipótese de nulidade do efeito da restrição na demanda por transporte aéreo na região. |