Referência Completa


Título: Análise da relação entre o perfil do passageiro e o nível de serviço percebido em áreas comerciais aeroportuárias: serviços de alimentação
Autor: Paulo Tiago Carvalho Freitas
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Giovanna Miceli Ronzani Borille
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Qualidade de serviço
t Centros comerciais
t Aeroportos
t Alimentação
t Transporte
Resumo : O objetivo deste estudo é avaliar o nível de serviço percebido nas áreas comerciais aeroportuárias dos 20 principais aeroportos brasileiros, utilizando dados da Pesquisa Permanente de Satisfação de Passageiros, realizada pela SAC (2016 - 2018). O estudo se justifica pela importância que a Receita Não Aeronáutica (RNA) tem ganhado na saúde financeira dos aeroportos, em especial no contexto de concessões à inciativa privada pelo qual os principais aeroportos brasileiros têm passado. Esse estudo se une a outros trabalhos recentes que tem tentado preencher uma lacuna na literatura, onde o tema nível de serviço em atividades comerciais, mesmo que relevante, não tem sido extensivamente abordado. Com a intenção de analisar a satisfação dos passageiros nos aeroportos brasileiros, utiliza-se um modelo logístico de escolha discreta. Como resultados são identificados uma série de variáveis, como por exemplo, nacionalidade, tipo de voo, frequência de viagens áreas e motivo da viagem, que afetam a satisfação do passageiro quanto aos indicadores relacionados ao nível de serviço em atividades comerciais de aeroportos, principalmente, no que diz respeito aos serviços de alimentação. Dentre as conclusões, observa-se que os passageiros que viajam desacompanhados apresentam maior satisfação com as lanchonetes e restaurantes, enquanto passageiros frequentes dos aeroportos apresentam um pior grau de satisfação quanto aos serviços comerciais.
Data de Defesa : 04/07/2019
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