Título: |
As companhias aéreas embutiam o custo da franquia de bagagem nos preços das passagens? Modelo econométrico de precificação no transporte aéreo |
Autor: |
Ana Carla Fernandes Costa |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Alessandro Vinícius Marques de Oliveira |
Ano de Publicação : |
2019 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Preços |
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Bagagem |
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Modelos econômicos |
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Transporte aéreo |
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Empresas filiais |
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Aeroportos |
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Engenharia do valor |
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Economia |
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Transporte |
Resumo : |
O objetivo deste trabalho é estudar a precificação das companhias aéreas brasileiras, com o objetivo de testar empiricamente o papel do custo com a franquia de bagagem na formação de preços do setor. Para isolar o efeito sob investigação em um modelo econométrico, foi utilizada uma amostra com dados das rotas domésticas brasileiras no período anterior à recente medida de desregulamentação que extinguiu a obrigatoriedade da franquia mínima de bagagem. Por meio do estimador 2SGMM e efeitos fixos two-way, foi possível estimar a variável yield (preço médio por passageiro-quilômetro na rota) como uma função de variáveis de produção, custos, concorrência e poder de mercado, além da variável indicativa da bagagem. Foram obtidas evidências de que a franquia de bagagem era um serviço que vinha sendo cobrado de forma implícita nas passagens aéreas emitidas por companhias aéreas nacionais no período analisado. Estimou-se uma possível redução média de longo prazo de 4,6% nos preços das passagens aéreas de voos domésticos após a reforma regulatória. |
Data de Defesa : |
01/07/2019 |
Texto na íntegra : |
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