Referência Completa


Título: As companhias aéreas embutiam o custo da franquia de bagagem nos preços das passagens? Modelo econométrico de precificação no transporte aéreo
Autor: Ana Carla Fernandes Costa
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Preços
t Bagagem
t Modelos econômicos
t Transporte aéreo
t Empresas filiais
t Aeroportos
t Engenharia do valor
t Economia
t Transporte
Resumo : O objetivo deste trabalho é estudar a precificação das companhias aéreas brasileiras, com o objetivo de testar empiricamente o papel do custo com a franquia de bagagem na formação de preços do setor. Para isolar o efeito sob investigação em um modelo econométrico, foi utilizada uma amostra com dados das rotas domésticas brasileiras no período anterior à recente medida de desregulamentação que extinguiu a obrigatoriedade da franquia mínima de bagagem. Por meio do estimador 2SGMM e efeitos fixos two-way, foi possível estimar a variável yield (preço médio por passageiro-quilômetro na rota) como uma função de variáveis de produção, custos, concorrência e poder de mercado, além da variável indicativa da bagagem. Foram obtidas evidências de que a franquia de bagagem era um serviço que vinha sendo cobrado de forma implícita nas passagens aéreas emitidas por companhias aéreas nacionais no período analisado. Estimou-se uma possível redução média de longo prazo de 4,6% nos preços das passagens aéreas de voos domésticos após a reforma regulatória.
Data de Defesa : 01/07/2019
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