Resumo : |
Países com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, necessitam de uma ampla malha aérea, no que diz respeito à aviação regional, para que o desenvolvimento se dê de maneira equânime, em todo seu território, do ponto de vista econômico e social. Mesmo com uma pequena retração nos últimos anos, o mercado do transporte aéreo no Brasil apresenta tendência de crescimento, e o Governo Federal, por meio de planos como o "Programa de Desenvolvimento Aviação Regional", pretende investir na melhoria da infraestrutura dos terminais de passageiros existentes e na criação de novos aeroportos regionais. Diante deste contexto, este trabalho propõe uma metodologia de avaliação do nível de serviço oferecido na área de check-in de aeroportos regionais brasileiros, tendo como estudo de caso um projeto de terminal de passageiros, proposto pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. O nível de serviço deste componente depende, principalmente, do tempo de processamento e da área disponível para cada passageiro no horário pico, por isso devem ser considerados aspectos operacionais, de infraestrutura do terminal de passageiros e perfil dos usuários. O uso de novas tecnologias como é o caso de totens de autoatendimento e o check-in online também são considerados elementos de análise no presente estudo. Para tanto é utilizado o método da matriz de arranjo ortogonal de Taguchi para reduzir a quantidade dos cenários que são avaliados pela Teoria de Filas. Uma abordagem analítica para o check-in em terminais de passageiros pode gerar resultados capazes de auxiliar os tomadores de decisão na tentativa de reduzir os investimentos na fase de construção do aeroporto e otimizar a operação do sistema. Ao combinar métodos para avaliar o comportamento das filas e a quantidade equipamentos oferecidos, o estudo visa contribuir com a melhoria da qualidade do serviço a ser oferecida nos aeroportos regionais brasileiros. |