Referência Completa


Título: Alternativas para aperfeiçoamento de projetos de pistas de táxi de saída rápida visando reduções nos tempos de ocupação de pista
Autor: Alberto de Barros Moraes Sayão
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano de Publicação : 2019
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Pistas (de pouso e decolagem)
t Capacidade do sistema de guiamento
t Infraestrutura (transporte)
t Planejamento de aeroportos
t Controle de tráfego aéreo
t Transporte
Resumo : Demandas por transporte aéreo estão previstas a crescerem mais de 4% ao ano até 2040. Para suportar este aumento é necessário prover infraestrutura e aprimorar procedimentos operacionais, dentre outros fatores. Pistas de táxi de saída rápida são ferramentas interessantes para aportar um maior volume de operações aéreas, pois proporcionam menores tempos de ocupação das aeronaves nas pistas de pouso e decolagem. Quando aliadas a um eficiente sequenciamento de aeronaves viabilizados pelo controle de tráfego aéreo, essas pistas podem trazer ganhos de capacidade para o sistema de pistas de pouso e decolagem. Este trabalho teve como objetivo analisar pistas de taxi de saída rápida projetadas nos cinquenta aeroportos mais movimentados do mundo e nos dez maiores que contém pistas de táxi de saída rápida no Brasil, a partir de dados extraídos por imagens de satélite, e cartas aeronáuticas. Em um primeiro momento, foram comparadas as configurações geométricas das pistas de táxi de saída rápida obtidas por meio dos softwares QGIS 3.4 e Autocad 2019 e informações relacionadas ao assunto obtida pelos principais autores do mundo, com os parâmetros e recomendações propostas pela ICAO. Então, foram identificadas possíveis melhorias a essas recomendações, como a utilização de raios de curva de entrada superiores e ângulos de intersecção inferiores aos preconizados pela ICAO. E, por fim, foi proposta uma metodologia prática para avaliação de parâmetros de projeto baseado em tempos de ocupação almejados, utilizando um ábaco, que foi criado para tal finalidade e o software REDIM para simulação de tempos. Este estudo apresentou, ainda, propostas para aprimorar a configuração física das pistas de táxi de saída rápida nos dez aeroportos brasileiros analisados, como por exemplo, a modificação do raio da curva de entrada e ângulo de intersecção no Aeroporto de Congonhas/São Paulo e alternativas para a inclusão de uma terceira saída rápida para pousos a partir da cabeceira 15 do Aeroporto de Viracopos/Campinas. A proposta é de utilizar valores de parâmetros de projeto menos conservadores que a ICAO e apresentar uma metodologia para estudo de possíveis reduções nas médias e desvios padrões nos tempos de ocupação de pista baseada em alterações desses, sem prejuízo para a segurança das operações de pouso.
Data de Defesa : 06/06/2019
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