Referência Completa


Título: Avaliação de first flush em pavimentos aeroportuários moldados em laboratório no transporte de contaminantes oleosos utilizando simulador de chuvas
Autor: Roberto Gonçalves de Carvalho
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura Aeroportuária
Orientador : Paulo Ivo Braga de Queiroz
Coorientador : Nadiane Smaha Kruk
Ano de Publicação : 2018
Curso : Doutorado
Assuntos : Pavimentos
t Aeroportos
t Simuladores
t Chuvas
t Engenharia civil
t Engenharia aeronáutica
Resumo : A carência de dispositivos normativos e métodos de dimensionamento para projeto de Sistemas de Separação Água/Óleo tem acarretado uma diversidade de soluções técnicas para projetos de drenagem oleosa em aeroportos brasileiros. Devido às elevadas vazões resultantes de precipitações em pavimentos aeroportuários, a adoção do parâmetro first flush - escoamento inicial que promove a limpeza da superfície considerada - nos dimensionamentos, vem se mostrando como um critério importante na estimativa dos volumes de efluentes contaminados a serem tratados, de forma a minimizar os custos de implantação e manutenção desses sistemas. O principal objetivo desse trabalho é avaliar, por meio da simulação de chuva em laboratório, a ocorrência do fenômeno first flush no transporte de óleos de origem mineral presentes em um pavimento experimental de concreto, similar aos utilizados em pátios de estacionamento de aeronaves em aeroportos. Foram analisadas as principais variáveis que influenciam no transporte do óleo existente sobre a superfície do pavimento, através do escoamento superficial. A metodologia empregada prevê a realização de simulações de precipitações em trechos experimentais de pavimentos de concreto contaminados com óleos de aeronaves e a análise do efluente proveniente do escoamento superficial gerado, no que diz respeito à quantidade de hidrocarbonetos minerais presentes. Para a realização das simulações, foi proposto e construído em laboratório, um simulador de chuvas capaz de reproduzir precipitações com uma ampla faixa de intensidades e elevada uniformidade espacial com características similares às existentes em uma precipitação natural. Os resultados mostraram que, dentre as variáveis selecionadas para análise, as que mais influenciaram na determinação do parâmetro first flush foram a quantidade de óleo presente ou lançada na superfície de estudo previamente à simulação e o tempo de exposição do óleo no pavimento. Também ficou evidenciado que as variáveis, intensidade da precipitação e declividade do pavimento, mostraram-se pouco influentes no transporte da matéria oleosa presente no pavimento, dentro da faixa de intensidades estudada. Por fim, a adoção de um first flush de 12 mm em projetos de sistemas de separação água/óleo, pode ser considerada satisfatória para estimativa dos volumes de efluentes a serem tratados.
Data de Defesa : 07/12/2018
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