Título: |
Slots aeroportuários e a internalização do congestionamentos pelas companhias aéreas: um modelo empírico de gerenciamento de atrasos e cancelamentos de voos no Brasil |
Autor: |
Victor de Abreu Pinheiro Miranda |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Alessandro Vinícius Marques de Oliveira |
Ano de Publicação : |
2018 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Atraso |
t |
Operações de linhas aéreas |
t |
Qualidade de serviço |
t |
Planejamento de aeroportos |
t |
Econometria |
t |
Transporte |
Resumo : |
O presente trabalho examina a relação entre o controle de slots aeroportuários pelas companhias aéreas dominantes e seus incentivos em melhorar o serviço de qualidade. Foram investigadas possíveis estratégias de acúmulo e concentração de slots visando erigir barreiras de entrada no mercado de transporte aéreo no Brasil. Foi desenvolvido um modelo econométrico de interrupções de voos capaz de avaliar o gerenciamento integrado de atrasos, cancelamentos, tamanho de aeronave, preço e passageiros por voo. Foram encontradas evidências de internalização do congestionamento pelas companhias dominantes, um trade-off entre atrasos e cancelamentos, a existência de folgas artificiais nos cronogramas de voos (schedule padding), e um acúmulo de slots após um processo de fusão. Os resultados sugerem que, quando a concentração nas rotas aumenta, as companhias aéreas intensificam a internalização das externalidades geradas pelo congestionamento em aeroportos controlados por slots. |
Data de Defesa : |
09/11/2018 |
Texto na íntegra : |
[Visualizar]
|