Referência Completa


Título: Slots aeroportuários e a internalização do congestionamentos pelas companhias aéreas: um modelo empírico de gerenciamento de atrasos e cancelamentos de voos no Brasil
Autor: Victor de Abreu Pinheiro Miranda
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2018
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Atraso
t Operações de linhas aéreas
t Qualidade de serviço
t Planejamento de aeroportos
t Econometria
t Transporte
Resumo : O presente trabalho examina a relação entre o controle de slots aeroportuários pelas companhias aéreas dominantes e seus incentivos em melhorar o serviço de qualidade. Foram investigadas possíveis estratégias de acúmulo e concentração de slots visando erigir barreiras de entrada no mercado de transporte aéreo no Brasil. Foi desenvolvido um modelo econométrico de interrupções de voos capaz de avaliar o gerenciamento integrado de atrasos, cancelamentos, tamanho de aeronave, preço e passageiros por voo. Foram encontradas evidências de internalização do congestionamento pelas companhias dominantes, um trade-off entre atrasos e cancelamentos, a existência de folgas artificiais nos cronogramas de voos (schedule padding), e um acúmulo de slots após um processo de fusão. Os resultados sugerem que, quando a concentração nas rotas aumenta, as companhias aéreas intensificam a internalização das externalidades geradas pelo congestionamento em aeroportos controlados por slots.
Data de Defesa : 09/11/2018
Texto na íntegra : [Visualizar]