Referência Completa


Título: O efeito da distribuição de renda sobre demanda por transporte aéreo doméstico: uma especificação de modelo econométrico
Autor: Jessica Aline Franco Frazão
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2018
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Transporte aéreo
t Econometria
t Demanda (Economia)
t Administração de transportes
t Transportes
Resumo : A presente pesquisa visa investigar a relação entre desigualdade de renda e a elasticidade-preço da demanda por transporte aéreo doméstico. Possui a motivação na popularização do serviço observada nas últimas décadas no Brasil. A hipótese levantada é de que a redução da desigualdade de renda teria induzido demanda latente mais sensível a preço, resultando no aumento da quantidade de passageiros transportados no modal aéreo. Utiliza-se um modelo gravitacional de demanda nos principais pares de cidades do transporte aéreo regular doméstico, por meio de um painel de rotas e aplica-se o estimador de Método dos Momentos Generalizados para controle de endogeneidade das variáveis de yield médio e sua interação com o complemento do Índice Gini de concentração de renda. Os resultados obtidos sugerem que a redução da desigualdade de renda intensifica a elasticidade-preço da demanda. Sugere-se, portanto, que a desigualdade de renda seja indicador considerado nos modelos de demanda por transporte aéreo de forma a aumentar seu poder preditivo.
Data de Defesa : 05/07/2018
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