Título: |
O efeito da distribuição de renda sobre demanda por transporte aéreo doméstico: uma especificação de modelo econométrico |
Autor: |
Jessica Aline Franco Frazão |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Alessandro Vinícius Marques de Oliveira |
Ano de Publicação : |
2018 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Transporte aéreo |
t |
Econometria |
t |
Demanda (Economia) |
t |
Administração de transportes |
t |
Transportes |
Resumo : |
A presente pesquisa visa investigar a relação entre desigualdade de renda e a elasticidade-preço da demanda por transporte aéreo doméstico. Possui a motivação na popularização do serviço observada nas últimas décadas no Brasil. A hipótese levantada é de que a redução da desigualdade de renda teria induzido demanda latente mais sensível a preço, resultando no aumento da quantidade de passageiros transportados no modal aéreo. Utiliza-se um modelo gravitacional de demanda nos principais pares de cidades do transporte aéreo regular doméstico, por meio de um painel de rotas e aplica-se o estimador de Método dos Momentos Generalizados para controle de endogeneidade das variáveis de yield médio e sua interação com o complemento do Índice Gini de concentração de renda. Os resultados obtidos sugerem que a redução da desigualdade de renda intensifica a elasticidade-preço da demanda. Sugere-se, portanto, que a desigualdade de renda seja indicador considerado nos modelos de demanda por transporte aéreo de forma a aumentar seu poder preditivo. |
Data de Defesa : |
05/07/2018 |
Texto na íntegra : |
[Visualizar]
|