Resumo : |
Aterros de baixa espessura são conhecidos por terem seu dimensionamento comandado por cargas impostas por ações externas, e não somente pelo peso próprio. Um exemplo de aterros de baixa altura são os pavimentos rodoviários, cujas cargas impostas são provenientes dos veículos passantes. Como consequência das cargas impostas pelos projetos de rodovias, o pavimento deve suportar e resistir a ciclos de cargas, dentro do seu período de projeto. Em muitos projetos ocorrem situações onde o solo de fundação possui capacidade de suporte limitada e é necessário empregar técnicas que permitam a execução do pavimento de maneira mais econômica e sustentável. Uma técnica considerada eficiente é o uso de uma camada de reforço em geossintético para garantir ao pavimento a estabilidade requerida. Os geossintéticos são produtos utilizados em aplicações geotécnicas e são capazes de desempenhar diversas funções, como o reforço basal em pavimentos. Diversas são as vantagens do uso de camadas de reforço em geossintéticos nessas obras, como o aumento da vida útil dos pavimentos, o aumento da capacidade de carga do subleito e melhoria de rigidez da camada compactada, para este último, a mensuração do benefício do reforço ainda é pouco compreendida. Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a influência do reforço na execução da compactação das camadas de solo reforçadas considerando sua capacidade de melhorar as propriedades resistentes desta camada. Para isto, um experimento realizado em laboratório, simulando duas seções de reforço de pavimento, com e sem a inserção de uma geogrelha, foi realizado onde foram verificados os parâmetros de rigidez através do ensaio de carregamento de placa (PLT - Plate load test) nas superfícies das camadas compactadas e os resultados são comparados entre si. O reforço permitiu um aumento no valor do módulo de deformabilidade (Ev2) mesmo em condições de contorno bastante limitadas. |