Referência Completa


Título: Estudo de viabilidade técnica do uso de areia de fundição como agregado em concreto asfáltico
Autor: Paulo Paiva Oliveira Leite Dyer
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura Aeroportuária
Orientador : Maryangela Geimba de Lima
Coorientador : Luis Miguel Gutierrez Klinsky
Ano de Publicação : 2018
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Materiais de construção
t Pavimentação
t Rejeitos sólidos
t Asfaltos
t Engenharia civil
Resumo : A areia descartada de fundição, também conhecida pela sigla "ADF", é um resíduo industrial proveniente do processo de fabricação de peças metálicas, estas são produzidas pelo despejo de metais fundidos em moldes constituídos de areia mineral e aglutinantes. Após um determinado número de ciclos, esta areia já não pode ser utilizada para este fim, sendo então descartada em aterros sanitários industriais. Desta forma a ADF é gerada em grandes volumes reduzindo a capacidade dos aterros. Devido a procedência mineral deste material, antes de se tornar resíduo, este possui semelhanças com agregados minerais utilizados em concretos asfálticos, sendo então oportuna a utilização do resíduo para este fim, reduzindo seu descarte em aterros e o consumo de agregados minerais na pavimentação asfáltica. Neste estudo de viabilidade técnica, o objetivo principal foi avaliar a possibilidade de reaproveitar ADF em concreto asfáltico para na pavimentação. Foram utilizadas ADFs de duas origens para este estudo, sendo: amostras provenientes de escavação em aterro sanitário industrial na cidade de São José dos Campos - SP (denominada: ADF-1) e diretamente de indústrias siderúrgicas localizadas na mesma região (denominada: ADF-2). Após a amostragem, as ADFs foram caracterizadas, classificadas e avaliadas a luz das propriedades de interesse da engenharia rodoviária. Os resultados obtidos nos ensaios mecânicos mostraram que composições de concreto asfáltico contendo 50% de ADF-1 em relação ao pó de pedra possuem viabilidade técnica, obtendo valores médios nos ensaios acima dos recomendados pela norma e consumo de ligante asfáltico similar ao padrão, já nas demais misturas como 100% de ADF-1 e 50 100% de ADF-2, ocorreram perdas de resistência mecânica além de um consumo maior de ligante. Ensaios ambientais também foram executados nas ADFs e misturas asfálticas, os resultados mostram que as ADFs atendem os requisitos de classificação como resíduos não perigosos; e a mistura asfáltica apresentou potencial encapsulamento de poluentes presentes na ADF pela matriz asfáltica. Conclui-se que a ADF apresenta características para ser utilizada em concreto asfáltico; porém recomendam-se estudos ambientais mais extensivos para observar o comportamento deste pavimento contendo ADF ao longo do tempo, garantindo o não comprometimento ambiental.
Data de Defesa : 16/03/2018
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