Resumo : |
Esse trabalho desenvolve um modelo econométrico para identificar quais as causas e consequências da padronização de frota. Em um primeiro momento é realizada uma análise sobre os efeitos da padronização nos custos operacionais unitários e na margem de lucro de companhias aéreas brasileiras, a qual é relevante para a tomada de decisão da companhia aérea. Posteriormente, busca-se também compreender quais as razões para que empresas aéreas padronizem sua frota, que por sua vez é uma análise significativa para a tomada de decisão do fabricante de aeronaves. A padronização de frota é considerada em nível de fabricante, família e modelo de aeronaves. Os modelos empíricos fazem controle de diversas variáveis operacionais, de oferta, de demanda, de custo e de concorrência de mercado, tais como tamanho e idade da frota, custos com manutenção e combustível, concentração de mercado na rota e no aeroporto e os modelo de negócios low cost e full service. Os resultados mostraram que padronização de família reduz os custos unitários assim como aumenta a margem de lucro operacional. Adicionalmente, evidências foram encontradas de que companhias autoproclamadas como low cost não obtêm mais benefícios da padronização do que empresas com outros modelos de negócios. Na análise das causas, nota-se que companhias com maior custo operacional apresentam maior padronização de frota no 12º mês subsequente. Já companhias com frota mais velhas e maior número de destinos tendem a ter menor padronização de frota. Não foram encontradas evidências que sugerissem predominância de padronização em empresas low cost. |