Resumo : |
O pavimento tem por finalidade resistir aos esforços solicitantes do tráfego, bem como, as variações térmicas. Entretanto, as suas funções estruturais são afetadas devido à deterioração dos seus componentes físicos ao longo do tempo. Deste modo, surgindo defeitos na estrutura, sendo o trincamento por fadiga um dos mais presentes em pavimentos asfálticos. O fenômeno da fadiga vem sendo estudado na pavimentação desde o início da década de 40 e, consequentemente, diversos ensaios e modelos de previsão de fadiga de laboratório foram elaborados. Ao longo do tempo, notou-se a divergência entre os resultados dos modelos de fadiga de laboratório com o surgimento das trincas em pavimentos em serviço, necessitando o desenvolvimento de fatores de calibração que reduzam o erro das previsões. Portanto, a presente pesquisa aborda os diversos aspectos do modelo de trincamento por fadiga elaborado por Rodrigues (2017), com a tentativa de calibrá-lo por meio da comparação de seções de pavimentos flexíveis em serviço, através do banco de dados DATAPAVE SRD 30. |