Referência Completa


Título: Calibração de modelo mecanístico-empírico para previsão do trincamento por fadiga de pavimentos flexíveis
Autor: Raphael da Silva Carinhanha
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura Aeroportuária
Orientador : Régis Martins Rodrigues
Ano de Publicação : 2017
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Pavimentos flexíveis
t Trincas
t Fadiga (materiais)
t Modelos matemáticos
t Calibração
t Asfaltos
t Previsão de desempenho
t Análise estrutural
t Engenharia civil
Resumo : O pavimento tem por finalidade resistir aos esforços solicitantes do tráfego, bem como, as variações térmicas. Entretanto, as suas funções estruturais são afetadas devido à deterioração dos seus componentes físicos ao longo do tempo. Deste modo, surgindo defeitos na estrutura, sendo o trincamento por fadiga um dos mais presentes em pavimentos asfálticos. O fenômeno da fadiga vem sendo estudado na pavimentação desde o início da década de 40 e, consequentemente, diversos ensaios e modelos de previsão de fadiga de laboratório foram elaborados. Ao longo do tempo, notou-se a divergência entre os resultados dos modelos de fadiga de laboratório com o surgimento das trincas em pavimentos em serviço, necessitando o desenvolvimento de fatores de calibração que reduzam o erro das previsões. Portanto, a presente pesquisa aborda os diversos aspectos do modelo de trincamento por fadiga elaborado por Rodrigues (2017), com a tentativa de calibrá-lo por meio da comparação de seções de pavimentos flexíveis em serviço, através do banco de dados DATAPAVE SRD 30.
Data de Defesa : 21/12/2017
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