Resumo : |
A presente dissertação apresenta o desenvolvimento de um modelo empírico de preços de passagens aéreas online com o intuito de inspecionar o impacto da entrada de uma concorrente de baixo custo. Os dados de preço foram coletados diretamente do site de um agente de viagens virtual (OTA, do inglês, online travel agent) e, a partir desses, testou-se se as companhias aéreas incumbentes remodelam seu perl temporal de preços na tentativa de atrair os passageiros sensíveis a preço, que constituem o mercado consumidor alvo principal do novo entrante. Paralelamente, investigou-se se a presença da nova entrante impacta as estratégias de distribuição das aéreas incumbentes. Os resultados encontrados sugerem que a entrada da companhia de baixo custo deteriora parcialmente a segmentação de mercado anteriormente praticada pelas incumbentes, forçando essas a revisarem suas estratégias. Observa-se, assim, uma simplificação dos esquemas de precificação, com a migração de um padrão temporal de preços não-monotônico para um outro fracamente monotônico. Concomitantemente, a presenças da LCC faz com que as concorrentes recorram com mais intensidade a OTA como canal de distribuição desde o início do período de reservas. |