Referência Completa


Título: Utilização do método slanted edge para caracterização e avaliação da MTF de sensores eletro-ópticos aeroembarcados
Autor: Hélio Maciel Kiyohara dos Santos
Programa: Ciências e Tecnologias Espaciais
Área de Concentração: Física e Matemática Aplicadas
Orientador : Alvaro José Damião
Ano de Publicação : 2017
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Técnicas de formação de imagens
t Função de transferência de modulação
t Eletro-óptica
t Reconhecimento de alvo
t Sensores
t Engenharia eletrônica
Resumo : É notório o aumento do número de sistemas eletro-ópticos imageadores embarcados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A incorporação desses equipamentos permitiu que a FAB expandisse as suas capacidades tanto em missões operacionais quanto no campo acadêmico, com a utilização de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) de pequeno porte. Apesar de já se encontrarem em operação, a maioria desses equipamentos não passou por um processo de avaliação ou caracterização, o que faz com que as características desses sensores possam não ser totalmente conhecidas. Além disso, quando um sensor está em voo, parâmetros como a vibração da plataforma e a turbulência da atmosfera podem fazer com que o desempenho desses equipamentos, em condições operacionais, seja diferente do reportado em condições de laboratório. Dessa forma, este trabalho teve como finalidade proporcionar a utilização do método slanted edge (degrau inclinado) para a obtenção, em voo, da função de transferência de modulação (Modulation Transfer Function - MTF) de câmeras aeroembarcadas. Para isso, fez-se uso da câmera embarcada em uma ARP Phantom 4 e da câmera CCD do FLIR Star SAFIRE II, embarcado em uma aeronave P-3. Nos experimentos realizados com a câmera do Phantom 4, utilizou-se alvos impressos em vinil confeccionados exatamente com esta finalidade. Com a ARP no laboratório, foi possível verificar a diferença nas MTFs obtidas por meio de imagens no formato JPG e RAW, confirmar que a MTF da câmera corresponde à MTF fornecida pelo fabricante e também ter indícios de que a MTF vertical depende do sentido da transição (degrau positivo ou negativo) utilizado na medição. Quando em voo, foi possível verificar que, quando fora do efeito solo, o sistema de estabilização da câmera é eficiente em compensar a vibração causada pelos rotores da aeronave, uma vez que a MTF obtida em voo foi praticamente igual à obtida em laboratório. A obtenção da MTF da câmera CCD do FLIR Star SAFIRE II foi realizada utilizando-se as marcações do ponto de visada da pista de pouso do aeródromo de Aracaju. Por meio deste experimento, foi possível se obter a MTF desta câmera em voo, com razoável exatidão, sem a necessidade de se construir um alvo de grandes dimensões apenas com esta finalidade. Dessa forma, verificou-se que a utilização do método slanted edge é viável para a obtenção da MTF de câmeras aeroembarcadas.
Data de Defesa : 08/12/2017
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