Referência Completa


Título: Análise da aplicação de soluções flexíveis e da teoria das opções reais em planejamento e projetos de terminais de passageiros aeroportuários
Autor: Conrado de Siqueira Wuo
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Anderson Ribeiro Correia
Ano de Publicação : 2017
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Terminais de passageiros
t Flexibilidade
t Planejamento de aeroportos
t Transporte aéreo
t Infraestrutura (transporte)
Resumo : A necessidade da utilização de soluções flexíveis em projetos de terminais de passageiros aeroportuários está aumentando ao longo do tempo, devido, principalmente, à dificuldade em se prever com precisão a demanda de passageiros. Na presente dissertação, são comparados economicamente dois tipos de construção de terminais de passageiros aeroportuários, sendo: (i) tradicional e (ii) instalação temporária (construção de baixo custo), os quais são submetidos a diferentes cenários de crescimento de demanda. Segundo a literatura revisada, as construções de terminais de passageiros aeroportuários de baixo custo dão mais flexibilidade aos projetos, pois geram melhores resultados em casos de oscilações nas previsões de demanda. Para comparar os dois tipos de construção mencionados, e aferir quanto ao resultado econômico e à sensibilidade às oscilações de demanda é utilizada a Teoria das Opções Reais, que se trata de um método utilizado em pesquisas para comparar como diferentes níveis de flexibilidade se comportam perante cenários diferentes dos previstos. Com base nos resultados obtidos, assim como apresentado na literatura, é possível verificar que a introdução de quesitos de flexibilidade em planejamento e projeto de aeroportos, mais especificamente no que diz respeito à utilização de construções de baixo custo, gera melhores resultados econômicos e ainda diminuem possíveis riscos, uma vez que trata-se de uma solução de menor sensibilidade às oscilações de demanda. Outra questão abordada pela literatura e também constatada na dissertação é a de que terminais de grande porte geram melhores resultados financeiros ao se comparar com terminais de médio porte, devido, principalmente, à maior demanda, que gera mais receita. Os resultados obtidos indicaram que os referidos terminais geram melhores resultados, porém mais sensíveis a oscilações de demanda, aumentando o risco econômico, uma vez que terminais de grande porte possuem altos investimentos. Contudo, foi observado que a introdução das instalações temporárias como um opção em um projeto de construção de terminal de passageiros aeroportuário, gera flexibilidade, e assim como em outras pesquisas, a introdução da flexibilidade leva a melhores resultados, principalmente, econômicos.
Data de Defesa : 12/06/2017
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