Referência Completa


Título: Um modelo para avaliação das oportunidades de otimização no gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo
Autor: João Luiz de Castro Fortes
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Carlos Müller
Ano de Publicação : 2017
Curso : Doutorado
Assuntos : Controle de tráfego aéreo
t Otimização
t Programação linear
t Sistemas de apoio à decisão
t Transporte
Resumo : Este estudo tem como objetivo, utilizando a programação linear inteira mista, o desenvolvimento da modelagem que auxilie na aplicação de medidas de controle de fluxo de uma maneira holística, considerando, conjuntamente, as diversas fases do voo e suas restrições. A metodologia proposta tem o intuito de fornecer medidas de controle de fluxo para evitar que os atrasos se concentrem durante a fase final do voo e possam ser aplicados em fases anteriores e, com isso, obter uma maior fluidez para o sistema. A abordagem utilizada na resolução é construída através da otimização em períodos discretos, chamadas de horizontes de tempo. Com isso, informações do sistema (das condições do espaço aéreo, dos aeroportos e das aeronaves) são inseridas para cada rodada de otimização realizada. Isso permite flexibilidade nas aplicações das medidas e possibilita que a modelagem possa ser usada como uma possível ferramenta de planejamento e apoio à decisão dos agentes do sistema. Com a modelagem desenvolvida, é realizado um estudo de caso em que são avaliados os ganhos que a otimização de medidas ATFM possam trazer ao ser aplicada em uma das regiões de intenso tráfego no Brasil: parte da região de informação de voo Brasília (FIR-BS), em que estão localizados 4 grandes aeroportos - Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SBGR), Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR), Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e Aeroporto Internacional de Campinas (SBKP). Os resultados mostram que a utilização da modelagem permite reduzir o tempo médio estimado de viagem em algumas rotas em até 9%, se comparado com a média do período avaliado. Outro benefício trazido pela modelagem refere-se à diminuição da dispersão dos atrasos aplicados com a modelagem, se comparados aos dados extraídos da base utilizada. Em relação ao desempenho, observou-se que o tempo de resolução, para cada horizonte de tempo analisado, teve uma média de 43,01 segundos.
Data de Defesa : 05/07/2017
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