Referência Completa


Título: Análise de escolha aeroportuária em uma região de múltiplos aeroportos : um estudo de caso considerando um novo aeroporto para São Paulo
Autor: Tainá Pôssas Abreu
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Anderson Ribeiro Correia
Coorientador : Giovanna Miceli Ronzani Borille
Ano de Publicação : 2017
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Escolhas ótimas
t Aeroportos
t Discretização (Matemática)
t Modelos matemáticos
t Análise estatística
t Transporte aéreo
t Infraestrutura (transporte)
t Transporte
Resumo : Ao longo da última década, a demanda pelo transporte aéreo no Brasil passou por um intenso crescimento. Avanços desta natureza trazem uma série de desafios aos administradores aeroportuários, uma vez que dificilmente as infraestruturas aeronáuticas instaladas podem crescer em uma proporção equivalente à demanda. Sendo assim, soluções como a instalação de novos aeroportos surgem como opção para os problemas de capacidade, mas podem levar a sérios distúrbios nas situações em que os aeroportos fazem parte de uma rede, servindo uma Região de Múltiplos Aeroportos - RMA. Este é o cenário que a RMA de São Paulo, constituída pelo Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, pelo Aeroporto de São Paulo/Congonhas, e pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, vêm presenciando nos últimos anos. Posto isto, a presente pesquisa apresenta uma análise do comportamento de escolha aeroportuária, com base nas preferências dos passageiros da RMA-SP frente à infraestrutura já instalada. Além disso, a partir da extrapolação dos resultados, foi realizada uma reflexão sobre os possíveis impactos quando o atual cenário passa por alterações, como a inclusão de um novo aeroporto comercial de grande porte nesta região. Para tanto, são propostos modelos de escolha, através da aplicação de modelos Multinomial logit, estimados a partir de dados retrospectivos, oriundos de um estudo do setor de transporte aéreo do Brasil, publicado em 2010. Os modelos são calibrados em termos do tempo de acesso terrestre ao aeroporto, da tarifa da passagem aérea, e de motivos de escolha que incluem, entre outros, frequência de voos e custo de acesso terrestre. Para considerar a heterogeneidade da amostra e caracterizar os diferentes perfis de usuários do transporte aéreo na região, as análises são feitas por pares de aeroportos e por grupos de passageiros, separados por finalidade da viagem: lazer ou negócios. Os resultados indicam variações nos efeitos de significância sobre as variáveis investigadas de acordo com cada situação analisada. No entanto, pode-se destacar que os passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos são mais sensíveis aos preços das passagens aéreas, independentemente da finalidade da viagem. O mesmo é destacado para os passageiros a lazer do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Os passageiros do Aeroporto de São Paulo/Congonhas, por sua vez, são mais sensíveis ao tempo de acesso, nos dois grupos. Finalmente, extrapolando os resultados apresentados na presente dissertação para o caso da inclusão de um novo aeroporto, é constatado que o Aeroporto Internacional de Viracopos é o que apresenta maior chance de ser prejudicado pelas mudanças de cenário consideradas. A fim de prevenir que tal situação ocorra e valorizar as expansões de capacidade previstas para Viracopos, é preciso que soluções sejam criadas para agilizar o acesso terrestre entre este aeroporto e a capital paulista. Possivelmente, assim, ele poderá ser considerado, também, como uma alternativa atraente ao crescente número de passageiros da região e, consequentemente, às companhias aéreas do país.
Data de Defesa : 26/06/2017
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