Título: |
Análise e alternativas para redução de tempo de ocupação de pista |
Autor: |
Pâmela Martins Dos Santos |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Carlos Müller |
Ano de Publicação : |
2017 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Pistas (de pouso e decolagem) |
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Capacidade aeroportuária |
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Sistemas de tráfego rápido |
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Simulação computadorizada |
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Planejamento de aeroportos |
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Transporte |
Resumo : |
A necessidade de aumentar a capacidade de pista em aeroportos de intenso fluxo de tráfego pode ser provida por meio do uso eficiente da pista, pela construção de novas pistas, ou ainda, pela redução do tempo de ocupação de pista. Sabendo que a construção de novas pistas pode ter um custo muito alto ou até ser inviável por questões ambientais ou mesmo devido à ocupação do entorno, a presente pesquisa está dedicada a analisar o aumento da capacidade com a redução do tempo de ocupação de pista. Por meio da utilização de simulação computacional, este trabalho está pautado na medição e análise do tempo médio real de ocupação de pista e possíveis diminuições desse tempo, bem como no aumento da capacidade de pista, utilizando como estudo de caso o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A pesquisa considera o atual sistema de pistas do aeroporto e diferentes cenários com novos posicionamentos de taxiways de saída rápida. A ferramenta computacional utilizada é o TAAM (Total Airspace and Airport Modeller) que reproduz de modo realístico o sistema simulado. |
Data de Defesa : |
04/07/2017 |
Texto na íntegra : |
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