Resumo : |
A movimentação de passageiros em aeroportos regionais tem crescido significativamente a partir de 2010, assim como a taxa de participação deste mercado no setor aéreo brasileiro em comparação com outros aeroportos considerados não regionais. Os desafios encontrados para este cenário de crescimento expressivo reforçam a relevância do tema abordado assim como são a motivação para desenvolver este trabalho cujo o objetivo é identificar as necessidades de infraestrutura em terminais aeroportuários regionais a partir da percepção dos passageiros. O componente operacional sala de embarque foi escolhido para aplicação do método survey de entrevista com os passageiros, pois é neste lugar que estes usuários passam a maior parte do tempo e onde consomem mais. A partir da coleta de dados, e subsequente aplicação de regressão linear, é possível identificar que os indicadores de espaço, disponibilidade de assentos, quantidade de banheiros e de tomadas são os mais importantes para os passageiros. Pelo método das categorias sucessivas, são calculados e apresentados valores de referência de nível de serviço para estes indicadores. Os resultados obtidos para os indicadores de espaço, banheiros e tomadas sugerem a necessidade de limitar os critérios para coletar percepção dos passageiros. O método de análise multivariada é proposto para ampliar o alcance desta pesquisa com 270 aeroportos regionais brasileiros agrupados de acordo com suas semelhanças, no que diz respeito aos fatores socioeconômicos, demográficos e operacionais. Tem-se como contribuição acadêmica a aplicação de uma metodologia de avaliação de nível de serviço em aeroportos regionais, com a utilização de diferentes técnicas (survey, regressão linear, categoria sucessivas e análise de agrupamento) de forma que os resultados aqui apresentados possam ser replicados para outros aeroportos que possuam características semelhantes ao estudo de caso, o Aeroporto de Ribeirão Preto, Doutor Leite Lopes, localizado no Estado de São Paulo. |