Resumo : |
O presente trabalho visa realizar estudo sobre os Fatores de Equivalência de Cargas (FEC), que são importantes parâmetros para dimensionar o tráfego, e em consequência, o projeto do pavimento. Está voltado para o estudo da implementação dos FEC obtidos por deflexão, para que sejam empregados no modelo AASHTO-HDM III (Rodrigues, 2016, no prelo), com o intuito de projetar e prever o comportamento de pavimentos aeroportuários. O citado modelo foi usado em algumas simulações e apresentou valores coerentes os dados apresentados pelo programa FAARFIELD, da FAA, que é utilizado para dimensionar pavimentos aeroportuários. Atualmente, os FEC mais empregados são os oriundos da metodologia da AASHTO "Road Test", que foi desenvolvido para rodovias, e emprega o eixo simples de roda dupla de carga de 80 kN, como padrão para o dimensionamento do tráfego. Entretanto, muitos autores discordam da possibilidade de empregar variáveis ou métodos empíricos em extrapolação, pois pode causar inconsistência nos resultados. Desta forma, o presente trabalho parte da hipótese de que as formulas obtidas por modelos mecanísticos são coerentes para o uso de cargas de aeronaves, e com isto, obter respostas para a validação do emprego dos FEC obtidos pelo método AASHTO para o modelo AASHTO-HDM III. |