Resumo : |
Nos últimos anos, o tema das emissões de gases do efeito estufa e seus efeitos potencialmente danosos sobre o planeta entrou definitivamente na pauta de governos ao redor do mundo, com destaque aos encontros internacionais realizados que visaram a acordar entre os países formas de equacionar o problema. Em se tratando de aeronaves, sabe-se que a queima do combustível as tornam fontes emissoras importantes de tais gases. Pelo lado da indústria, há sinais de que tanto fabricantes como empresas aéreas vêm atuando na busca de alternativas de uso mais eficiente de combustível de aviação. No longo prazo, espera-se que sejam promovidos incentivos de inovação necessários em prol de uma substituição tecnológica cada vez mais favorável ao meio ambiente. Concomitante à inovação tecnológica, sabe-se que a precificação das passagens aéreas, por afetar diretamente a geração de viagens aéreas, tem potencial de atuar como instrumento arrefecedor de demanda e, por decorrência, do número de viagens e voos e, em última instância, do consumo de combustível. O presente trabalho visa a quantificar essa relação, simulando a inserção de uma taxação ambiental sobre o preço do querosene de aviação e seu impacto indireto sobre a demanda por transporte aéreo. O trabalho desenvolve modelagem econométrica visando a estimar a elasticidade-preço da demanda e a transmissão custo-preços das companhias aéreas. Com base nesse modelo, estima-se o impacto na demanda por viagens aéreas da imposição de esquemas de tarifação ambiental sobre a estrutura de custos das operadoras. Serão simulados diversos cenários de taxação ambiental, com discussão dos resultados obtidos. |