Resumo : |
Verifica-se que com o crescimento da utilização de novas tecnologias, tanto aeroportos quanto companhias aéreas encontraram oportunidades para reduzir custos operacionais, com equipe e com infraestrutura, e proporcionar aos passageiros mais tranquilidade e conforto, dado que o tempo de processamento do passageiro no terminal aeroportuário pôde ser reduzido. Atualmente, o self-service check-in oferece ao cliente diversas alternativas para realizar o procedimento de check-in, tanto pela internet, aplicativos de celular ou totens de autoatendimento presentes no aeroporto, dando mais opções para o viajante. Observa-se que outras ferramentas implementadas em diversos países e que ainda não chegaram ao Brasil, como o Self Bag-Drop, conseguem tornar a experiência do passageiro no processamento das atividades operacionais de embarque mais intuitiva, independente, rápida e segura. O presente trabalho tem como objetivo reconhecer os impactos positivos e negativos do uso de novas tecnologias no dimensionamento de áreas destinadas ao check-in e ao despacho de bagagens (i) propondo um modelo matemático que especifique a quantidade necessária de espaço para as atividades relacionadas aos procedimentos de check-in e (ii) comparando a realidade dos procedimentos e o espaço físico utilizado atualmente sob diversos cenários onde altera-se a quantidade de passageiros utilizando as diversas formas de check-in e despacho de bagagem, e varia-se os recursos disponíveis para cada uma delas. O estudo foi realizado com dados fornecidos pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes e levantamentos realizados em outubro de 2015 no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e Aeroporto do Rio de Janeiro/ Santos Dumont. O simulador empregado foi o ARENA e o output obtido no software foi inserido no modelo matemático proposto. Os resultados alcançados indicam que o uso de novas tecnologias proporciona economia na área necessária de check-in nos aeroportos, porém é ainda preciso que seja estimulado, pelas companhias aéreas, o uso das novas tecnologias pelos passageiros, o que resultaria em menores tempos de processamento, redução nas filas de espera e, consequentemente, um melhor nível de serviço. |