Referência Completa


Título: Seleção de método para avaliação de capacidade em terminais de passageiros de pequeno porte
Autor: Sinthia Cabral de Freitas Amaral
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano de Publicação : 2016
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Aeroportos
t Terminais de passageiros
t Capacidade aeroportuária
t Planejamento de aeroportos
t Engenharia aeroportuária
Resumo : O presente trabalho propõe estabelecer um método de avaliação de capacidade para aeroportos de pequeno porte através da avaliação e comparação de métodos existentes na literatura. O escopo da avaliação realizada engloba (i) a facilidade de utilização dos métodos existentes, (ii) a validade das premissas adotadas, (iii) a disponibilidade dos dados de entrada e a precisão necessária em sua obtenção, (iv) as limitações de cada método e (v) acurária dos resultados obtidos na aplicação. Esse estudo se insere no contexto em que há declarado interesse do Governo Federal em investir na aviação regional através do PDAR (Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional) criado em 2014. Esse plano levantou a necessidade de direcionar os investimentos de acordo com a capacidade e a demanda atual dos aeroportos de pequeno porte. Dessa forma, é necessário estabelecer o método adequado para avaliação de capacidade nesse cenário. Para tanto, são estudados: o método da International Air Transport Association - IATA (2014); a proposta da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2012a); o método de MEDEIROS (2004) e o método da Federal Aviation Administration - FAA (1980 e 1988). Estes são aplicados em três grupos, cada um deles representado por um aeroporto de pequeno porte, definidos de acordo com o perfil de movimentação de aeronaves regulares em aeroportos com menos de 1 milhão de passageiros anuais. A proposta final é um mix do método IATA (2014), da proposta ANAC (2012) e do método MEDEIROS (2004) para obter capacidade dinâmica ou instantânea considerando a adequação dos resultados dos métodos em estudo à realidade conforme a capacidade declarada dos aeroportos pelos operadores aeroportuários.
Data de Defesa : 29/06/2016
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