Referência Completa


Título: Influência do aprendizado motor na condução de veículos automotores : proposição metodológica e estudo de caso no principal corredor rodoviário brasileiro
Autor: José de Salles Cunha
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura Aeroportuária
Orientador : Wilson Cabral de Sousa Júnior
Ano de Publicação : 2016
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Treinamento
t Condutores (trânsito)
t Veículos motorizados
t Prevenção de acidentes
t Transporte rodoviário
t Transportes
Resumo : Este trabalho avaliou a influência do aprendizado motor na condução/operação de veículos automotores, a partir de um novo conjunto metodológico, de forma a subsidiar a análise deste fator no que concerne aos riscos e às externalidades sociais e ambientais do transporte rodoviário. O trabalho se utilizou de elementos de pesquisa-ação e de aprendizagem real, a partir de instrução e treinamentos de condução avançada em um veículo real monitorado, aplicados a um grupo amostral de motoristas voluntários, vinculados a uma empresa concessionária de gestão de rodovias no Brasil. A instrução/treinamento consistiu de exercícios de slalom, frenagem total e frenagem com desvio, amplamente utilizados na formação e treinamentos de motoristas em diversos países. Os hábitos trabalhados foram o foco da visão, o posicionamento das mãos ao volante e uso de acelerador. Sessenta e sete condutores experientes da CCR NovaDutra foram submetidos a dois questionários e duas séries de experimentos práticos em condições de condução real. Foram parametrizados os resultados das duas séries de exercícios práticos, comparando a primeira, na qual o condutor dirige da forma que lhe é habitual, com a segunda, após receber um treinamento sobre os itens avaliados. Todos os resultados foram submetidos a um teste de (ANOVA), para identificar as diferenças entre as variâncias das médias entre os grupos, e um teste Tukey para identificar quais grupos são diferentes entre si. Um teste Qui-Quadrado foi aplicado às notas dos instrutores para certificação dos resultados. Foram encontradas diferenças significativas entre as duas séries de exercícios, com redução de 21,84% no angulo de esterçamento máximo utilizado no exercício de slalom e aumento de 72,3% nas notas atribuídas à empunhadura do volante. A totalidade dos participantes afirmou ter percebido melhora nos três hábitos objetos da instrução após o exercício. Os resultados, além de validarem o método proposto, comprovaram a influência do aprendizado motor sobre a condução de veículos automotores, sugerindo que aprimoramentos na capacitação e formação de condutores podem trazer importantes reduções nas externalidades socioambientais originadas de hábitos indesejados de direção.
Data de Defesa : 11/04/2016
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