Resumo : |
A presente Tese é uma exploração do processo Empírico de Decomposição Conjunta por Peneiramento (EEMD) visando uma proposta para a identificação de segmentos com amplitudes (energia) e comprimentos de onda (frequência) críticos que são gerados, ao trem de pouso principal de aeronaves, pela frequência de excitação única de superfícies irregulares de pistas de pouso e/ou pistas de táxi de aeroportos. Dois métodos estatísticos são definidos e utilizados, a priori, para identificar se a superfície dos pavimentos em análise é suave ou irregular e, portanto, se estes são passíveis de apresentarem trechos com irregularidades críticas, com tendência de ocorrência do fenômeno de ressonância. O primeiro é o Método do Limite Global, que relaciona o domínio de variação da elevação do perfil com a elevação mediana desse perfil; o segundo é o Método do Limite Local, que utiliza a relação entre a variância de cada janela considerada e o desvio padrão do perfil como um todo. A identificação de trechos suaves ou irregulares é feita com base nos dados de elevação de perfis longitudinais da pista de pouso, considerando os tipos de aeronaves que venham a operar no aeroporto, com espaçamentos a cada 25 cm, obtidos em campo, por meio de perfilômetro verdadeiro (Rod & Level). Essas elevações ao longo da pista são consideradas funções harmônicas simples e analisadas como sendo um sinal aleatório decomposto em Funções Intrínsecas de Modo (IMFs), e fazem parte de um processo empírico que reflete o estado do perfil em diferentes escalas e resoluções, no domínio distância-energia-frequência, permitindo definir através da Análise Espectral de Hilbert (HSA) trechos com problemas de irregularidade crítica, considerando informações de amplitude e frequência instantânea em termos de alta energia (amplitude ao quadrado) e baixa frequência. Procedimentos de intervenção preliminar são propostos, em termos de fresagem e/ou enchimento, visando interromper a possibilidade de ocorrência do fenômeno de ressonância. A identificação da "solução do problema" é caracterizada quando, após a intervenção proposta, é feita nova análise do perfil e se observa que a energia e a densidade de frequência são, praticamente, zero. Isso é possível comparando os sinais do perfil original e os sinais do perfil reparado. Nessas aplicações pode-se concluir através da exploração do processo Empírico de Decomposição Conjunta por Peneiramento (EEMD) que a identificação de trechos considerados críticos em termos de irregularidade em pistas de aeroportos, capazes de induzir o fenômeno de ressonância, é função do peso da aeronave e de sua velocidade |