Resumo : |
Em que pese o ruído aeronáutico continuar a ser o principal impacto ambiental causado pelo crescimento da aviação civil, em países em desenvolvimento como o Brasil existe pouco interesse em diagnosticar o problema, o que somente pode ser realizado a partir de atividades de monitoramento contínuo, a exemplo do que se observa com a qualidade do ar em grandes cidades. Características socioeconômicas, psicológicas, físicas e de mobilidade urbana interferem tanto no diagnóstico quanto na eficácia das medidas mitigadoras para o ruído aeroportuário, em especial o ruído não aeronáutico, denominado "ruído de fundo", e que são propostas apenas com base em modelagens numéricas, que levam em consideração exclusivamente o ruído de aeronaves. Este trabalho objetiva propor metodologia para a implementação e operação de sistemas de monitoramento de ruído em aeroportos urbanos, tendo em vista a necessidade de diminuir os altos custos de aquisição do equipamento necessário, bem como otimizar sua utilização no que tange ao tamanho e configuração das amostragens de dados, sem diminuir a qualidade dos diagnósticos. Seus procedimentos derivados foram aplicados a um estudo de caso (Aeroporto de Congonhas, São Paulo-SP), para demonstrar que medidas mitigadoras viáveis ao problema da poluição daquele aeroporto ainda são possíveis. |