Título: |
Atrasos de empresa aéreas, internalização do congestionamento e competição |
Autor: |
William Eduardo Bendinelli |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Alessandro Vinícius Marques de Oliveira |
Ano de Publicação : |
2016 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Transporte aéreo |
t |
Atraso |
t |
Competição |
t |
Econometria |
t |
Aeroportos |
t |
Operações de linhas aéreas |
t |
Transportes |
Resumo : |
Atrasos de voos são uma realidade na indústria aérea moderna no mundo todo. Entretanto, a literatura empírica tem investigado os determinantes concorrenciais dos atrasos no aeroporto e na rota de forma separada. Com uma abordagem unificadora da literatura, esta dissertação considerou os efeitos locais e globais da concorrência sobre os atrasos em um único modelo econométrico. A análise levou em consideração a internalização das externalidades do congestionamento no aeroporto, a relação entre qualidade e concorrência na rota e os impactos da entrada de uma empresa aérea de baixo custo (LCC) nos atrasos das empresas aéreas incumbentes no mercado aéreo brasileiro. Os resultados mostram que há internalização do congestionamento nos aeroportos brasileiros em paralelo com a concorrência por qualidade ao nível da rota. Adicionalmente, a concorrência potencial causada pela presença da LCC provoca um efeito global que sugere a existência de spillovers não baseados em preços em rotas onde ela não entrou. |
Data de Defesa : |
22/02/2016 |
Texto na íntegra : |
[Visualizar]
|