Título: |
Aumento da capacidade de pistas paralelas e próximas : um estudo de caso do Aeroporto Internacional de Guarulhos |
Autor: |
Rafael de Araújo Almeida |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Carlos Müller |
Ano de Publicação : |
2014 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Aeroportos |
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Pistas (de pouso e decolagem) |
t |
Infraestrutura (transporte) |
t |
Controle de tráfego aéreo |
t |
Capacidade do sistema de guiamento |
t |
Transportes |
Resumo : |
O aumento da capacidade pistas dos aeródromos congestionados é uma necessidade que pode ser suprida usando pistas paralelas de forma mais eficiente. Existem diversas limitações quando se trata do incremento de capacidade de pista paralelas, essas dificuldades agravam-se quando a configuração das pistas são próximas devido a interferência da esteira de turbulência nas operações da pista adjacente. Diante disso, o desafio de superar a restrição dos procedimentos de aproximação devido aos vórtices gerados pelas aeronaves motiva o estudo de alternativas para operações de pouso na configuração de pista paralela e próxima de forma mais eficiente. Com base nesse objetivo são analisadas capacidades de pista sob diversos cenários em simulação computacional, em que o software TAAM (Total Airspace and Airport Modeller) foi utilizado. Os cenários propostos abrangem operações regulamentadas e outras inovadoras, tais como SGAP (Staggered Approach Procedure) e SEAP (Steeper Approach Procedure), de forma a permitir aproximações simultâneas ou ainda reduções das separações longitudinais entre aeronaves nas aproximações para pouso. Verificou-se que melhorias tecnológicas no cenário atual poderiam aumentar em 17% a quantidade de movimentos, o procedimento SEAP levaria a um aumento de 22% de operações, além de procedimentos visuais que chegam a incrementar em 39% os movimentos de pouso. |
Data de Defesa : |
04/12/2014 |
Texto na íntegra : |
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