Resumo : |
O presente trabalho tem como objetivo estudar a ampliação da capacidade do check-in de terminais aeroportuários através da utilização de tecnologias para o processamento de passageiros. As tecnologias podem ser utilizadas para aumentar a capacidade aeroportuária, a qualidade de serviço e a segurança do processamento de passageiros, com investimentos mínimos em infraestrutura. Com a automatização do processamento de passageiros, estes são atendidos mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera, o tamanho da fila e, consequentemente, reduzindo o espaço necessário para o processo. Uma pesquisa de campo no aeroporto de Congonhas foi realizada de modo a comparar o check-in tradicional e o de autoatendimento de uma companhia aérea, medindo-se o tempo de atendimento de cada processo. Os dados foram analisados estatisticamente e, posteriormente, foi construído um modelo próximo da realidade. Através da modelagem computacional pode-se simular a realidade de um sistema e propor novos cenários para aumentar a eficiência do processo. Os resultados indicam que com uma utilização maior das tecnologias no aeroporto, há uma diminuição significativa no tamanho e no tempo da fila. Se 20% dos usuários do balcão da companhia aérea pesquisada em Congonhas passassem a utilizar o totem, haveria uma queda de 36% no tempo médio de fila e de 53% no tamanho médio da fila do balcão convencional. |