Título: |
Estudo de atrito em pistas de pouso de aeroportos brasileiros. |
Autor: |
Marcia Freitas Abad Gonzaga |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Infraestrutura Aeroportuária |
Orientador
: |
Régis Martins Rodrigues |
Ano de Publicação : |
2009 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Pavimentos |
t |
Pistas (de pouso e decolagem) |
t |
Medição de atrito |
t |
Pneus de aeronaves |
t |
Aeroportos |
t |
Engenharia civil |
Resumo : |
Os administradores dos aeroportos rotineiramente promovem avaliações em suas pistas para verificar a situação do pavimento em condições de pista molhada. Este trabalho concentra resultados de 52 (cinqüenta e dois) aeroportos brasileiros que tiveram suas pistas de pouso e decolagem avaliados quanto ao atrito pneu-pavimento. Associou-se aos valores numéricos dos ensaios de atrito à variação sazonal (precipitação e temperatura) para compreender a variação de atrito de uma mesma pista em dias diferentes. Nos aeroportos de São Paulo e Mato Grosso do Sul foram coletados dados de ocorrência de acidentes e associados aos valores de atrito encontrados e concluiu-se que o valor µ = 0.50, estipulado para identificar o momento de fazer uma intervenção na pista, não pode ser o resultado direto gerado pelo equipamento pontualmente. Deve-se analisar sob que condições climáticas o ensaio foi realizado, se a pista estava limpa ou com excesso de agentes contaminantes como poeira e borracha dos pneus. A realização do ensaio deveria ser programada em função da ocorrência de precipitação, que foi a informação que provocou de forma mais significativa melhoria dos resultados de medição de atrito. |
Data de Defesa : |
16/12/2009 |
Texto na íntegra : |
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