Título: |
Uma aplicação do conceito de navegação baseada em performance: análise das rotas ATS de Salvador. |
Autor: |
Alexandre Luiz Dutra Bastos |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Cláudio Jorge Pinto Alves |
Ano de Publicação : |
2009 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Controle de tráfego aéreo |
t |
Navegação aérea |
t |
Planejamento de aeroportos |
t |
Pistas (de pouso e decolagem) |
t |
Rotas aéreas |
t |
Capacidade do sistema de guiamento |
t |
Simulação computadorizada |
t |
Transportes |
Resumo : |
O aumento do tráfego aéreo nos grandes aeroportos brasileiros, aliado a uma configuração de rede de rotas estabelecida por auxílios à navegação aérea convencionais baseados no solo (VOR, DME, NDB), tem gerado constantes congestionamentos nas áreas de controle terminal e respectivas regiões circunvizinhas. A fim de dirimir estas questões, a ICAO instituiu o conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN), objetivando aumentar a capacidade do espaço aéreo e diminuir os custos operacionais. Baseado neste conceito, este trabalho visa analisar as rotas ATS de Salvador de acordo com a futura expansão do seu aeroporto internacional, prevista em plano diretor e na qual é considerada a implantação de pistas paralelas. Os efeitos no tráfego aéreo de Salvador são aqui analisados confrontando três cenários modelados: (a) a configuração atual da rede de rotas considerando as pistas convergentes existentes nesse aeroporto; (b) a configuração atual de pistas com uma estrutura de rotas PBN e (c) uma estrutura de rotas PBN numa possível configuração de pistas paralelas. Neste contexto são adotadas métricas de tempo e distância de vôo, resolução de conflito, tempo de atraso nas decolagens e complexidade do espaço aéreo. O RAMS PLUS é utilizado como ferramenta de simulação computacional fast-time para esta análise de espaço aéreo. |
Data de Defesa : |
13/02/2009 |
Texto na íntegra : |
[Visualizar]
[Suplemento]
|