Referência Completa


Título: Estudo empírico da conduta competitiva das Companhias Aéreas Brasileiras.
Autor: Débora Lovadine
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano de Publicação : 2006
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Transporte aéreo comercial
t Competição
t Mercado
t Organização industrial
t Operações de linhas aéreas
t Transportes
t Economia
Resumo : O objetivo da presente pesquisa é estudar a conduta competitiva das companhias aéreas brasileiras nas principais ligações do país, utilizando modelagem teórica e estimação paramétrica. A metodologia consiste no desenvolvimento de um modelo empírico de oferta e demanda que permita a estimação de um parâmetro indicativo da conduta das firmas; se cooperativa (com racionalidade de cartel), ou não-cooperativa (competitiva). Com essa abordagem metodológica, desenvolvida dentro da Nova Organização Industrial Empírica, é possível averiguar se houve alterações no comportamento das firmas nesse mercado e consequentemente no exercício do poder de mercado, seja por conseqüência de acordos de compartilhamento de aeronaves (ex. code-share Varig - Tam), seja por causa de alianças comerciais diversas, explícitas ou tácitas e até por mudanças conjunturais (ex. desvalorização cambial). Busca-se também, incorporar um maior refinamento ao modelo através do método de reamostragem chamado Bootstrap. Através dele, é possível computar medidas mais precisas para estatísticas (ex. desvio-padrão) utilizadas na realização de testes de hipótese para a conduta. Os resultados indicaram a não rejeição de conduta competitiva entre as firmas, ou seja, não há indícios de cooperação (com racionalidade de cartel) entre as empresas do setor nas rotas estudadas. A desvalorização cambial não se configurou como um fator de redução da competição; pelo contrário, intensificou a conduta competitiva das firmas.
Data de Defesa : 19/12/2006
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