Referência Completa


Título: Eficiência dos aeroportos brasileiros sob a perspectiva da metodologia DEA (Data Envelopment Analysis).
Autor: Adriana Arioli Rossi Carvalho
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Protógenes Pires Porto
Ano de Publicação : 2002
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Aeroportos
t Produtividade
t Análise envoltória de dados
t Avaliação de desempenho
t Pesquisa operacional
t Matemática
Resumo : Existem poucos trabalhos na literatura acadêmica sobre análise de eficiência de aeroportos. Este estudo contribui um pouco mais neste campo através de uma aplicação da metodologia DEA - Data Envelopment Analysis, em aeroportos brasileiros, no período de 1996 a 1999. Os modelos DEA, com retornos constantes e retornos variáveis de escala, com distâncias radiais e não-radiais, são construídos mediante a adoção de critérios arbitrados em cada uma das fases de modelagem.Uma vez construídos, os modelos são comparados com as medidas parciais de produtividade, em particular os indicadores que utilizam a medida WLU - Work Load Unit, em seu cálculo. Escolhe-se, diante dos critérios estabelecidos, como modelo de análise de eficiência para o conjunto de aeroportos deste estudo o modelo DEA - CCR, com retornos constantes de escala e distâncias radiais.Como resultado interessante tem-se a verificação de que as medidas parciais de produtividade apresentam uma estreita relação com todos os modelos DEA testados. Outra constatação é que o Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP, somente apresenta uma boa pontuação de eficiência em modelos com retornos variáveis de escala. As possibilidades que oferecem os modelos DEA, tais como a fixação de metas com diferentes abordagens e a estimativa de capacidade operacional instalada dos aeroportos, também são analisadas no desenvolvimento do trabalho.Como sugestão de continuação do estudo ficam dois tópicos: o estudo das restrições aos pesos dos modelos DEA e a análise temporal do comportamento da eficiência dos aeroportos. Outro tipo de abordagem que também parece ser atrativa para um estudo similar seria a utilização de modelos SFA - Stochastic Frontier Analysis.
Data de Defesa : 2002
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