Referência Completa


Título: Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria.
Autor: Marcelo Xavier Guterres
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Carlos Müller
Ano de Publicação : 2002
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Transporte aéreo
t Concentração econômica
t Avaliação de mercado
t Índices estatísticos
t Transportes
t Economia
Resumo : Este trabalho busca reunir e analisar informações sobre os efeitos que a flexibilização do transporte aéreo brasileiro trouxe sobre o mercado, em especial sobre a dinâmica da concentração do setor. Igualmente, mostraremos algumas medidas que são comumente utilizadas para se estudar a concentração de uma indústria e sua argumentação teórica. Neste trabalho optou-se por utilizar o índice Herfindhal-Hirschman. O índice se aproxima de zero no caso de mercado competitivo com um grande número de firmas, e se iguala a um no caso de monopólio, ou seja, nesta situação geralmente as empresas apresentam um alto poder de mercado, o que pode acarretar prejuízos para o consumidor. Logo, essa análise busca descobrir se o mercado de transporte aéreo doméstico está menos ou mais concentrado, para identificar se a flexibilização colaborou para desconcentrar o mercado. Ao longo do texto veremos que o mercado brasileiro apresenta características de oligopólio e aspectos em sua atual estrutura que colaboram para que o mercado mantenha-se concentrado, apesar das medidas de flexibilização adotadas pela autoridade aeronáutica.
Data de Defesa : 2002
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