Referência Completa


Título: Uma ferramenta automatizada no auxílio à alocação de slots para o problema de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo brasileiro.
Autor: Douglas Targa
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano de Publicação : 2001
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Controle de tráfego aéreo
t Operações de linhas aéreas
t Brasil
t Pistas (de pouso e decolagem)
t Administração de transportes
t Aeroportos
t Transporte aéreo
t Transportes
Resumo : Este trabalho apresenta uma ferramenta para tratamento do problema de congestionamento no tráfego aéreo brasileiro. Com o contínuo crescimento das operações aéreas no Brasil, acentuam-se os problemas de congestionamento, com conseqüente aumento de custos e riscos operacionais. Uma das alternativas é a aplicação de técnicas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, implementadas através de uma política de alocação de slots. Uma ferramenta para o auxílio à alocação de slots, visando a redução dos seus inconvenientes é necessária. Essa ferramenta, basicamente, propõe uma alteração na programação dos horários de partida dos vôos, de forma a se evitar um desbalanceamento entre a demanda e a capacidade nos diversos elementos da rede. A alocação de slots de aeroporto (em solo) propicia uma redução nos atrasos em vôo, como conseqüência, garante uma maior segurança e economia para seus diversos usuários. Essas alterações das programações dos horários de partida seguem o princípio de manter as aeronaves em solo de forma a reduzir os atrasos em vôo, dentro de uma política de prioridades previamente conhecida pelos usuários do sistema. Para finalizar, este estudo apresenta resultados gerados pela ferramenta aplicada a elementos únicos e, também, a múltiplos elementos envolvidos no tráfego aéreo, sugerindo soluções para as saturações provocadas nas programações originais dos vôos.
Data de Defesa : 2001
Texto na íntegra : [Visualizar]    [Solicitar Cópia Impressa]